Topo

Brasileirão - 2021

Atlético-MG tem 87,2% de chance de ser campeão; Santos tem 43,7% de cair

Jogadores do Atlético-MG cumprimentam a torcida após a vitória sobre o Internacional pelo Brasileirão - Pedro Souza/Atletico
Jogadores do Atlético-MG cumprimentam a torcida após a vitória sobre o Internacional pelo Brasileirão Imagem: Pedro Souza/Atletico

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/10/2021 10h32Atualizada em 04/10/2021 10h38

Todos os postulantes ao título do Campeonato Brasileiro já jogaram na 23ª rodada, e a vitória do Atlético-MG sobre o Internacional, no Mineirão, coloca o time mineiro com 87,2% de chance de conquistar a competição nacional. O estudo que aponta esta probabilidade é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Palmeiras, vice-líder, e o Flamengo, terceiro colocado, aparecem com 2,7% e 8,9% de chance de título, respectivamente. A porcentagem do rubro-negro é maior que a do alviverde por conta da quantidade de jogos já realizados. O time de Abel Ferreira tem 39 pontos em 22 partidas, enquanto o de Renato Gaúcho tem 38 em 20.

Na parte de baixo da tabela, a notícia não é boa para Santos e Grêmio. O Peixe, que nunca foi rebaixado na história do Campeonato Brasileiro, se encontra com 43,7% de chance de cair para a Série B. O time comandado por Fabio Carille ocupa a 16ª posição com 24 pontos, apenas 4 na frente do Sport, o 19º colocado.

O jogo da 23ª rodada do clube paulista foi adiado para o dia 27 de outubro após sugestão da CBF para mandar o confronto com torcida no estádio. A partida contra o Fluminense, na Vila Belmiro, foi remarcada para o dia 27 de outubro, às 19h (de Brasília).

Para o Tricolor Gaúcho, a chance de queda é ainda maior: 47,5%. O time de Felipão perdeu para o Sport por 2 a 1 nesta rodada, em casa, e se complicou na luta pela permanência na elite do futebol brasileiro. O Grêmio até tem um jogo atrasado da 19ª rodada, mas é justamente contra o líder do Brasileirão, o Atlético-MG, no Mineirão. A partida acontece no dia 3 de novembro, às 21h.