Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Clubes ingleses tentaram volta antecipada de convocados, mas CBF disse não

Thiago Silva durante treino da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Thiago Silva durante treino da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/10/2021 21h35Atualizada em 05/10/2021 10h30

Apesar do acordo com o governo britânico para flexibilizar a quarentena para os jogadores cedidos à seleção brasileira, clubes ingleses tentaram negociar junto à CBF um retorno antecipado dos convocados para os jogos deste mês, pelas Eliminatórias, contra Venezuela, Colômbia e Uruguai.

A informação inicial foi do jornal Daily Mail. Segundo o UOL apurou, no contato direto com Juninho Paulista, coordenador das seleções, os cartolas ingleses já receberam a negativa em nome da CBF. O jurídico da entidade não recebeu qualquer documentação formal até o momento.

A comissão técnica abomina qualquer possibilidade de que algum jogador dispute, por exemplo, as duas primeiras partidas e volte para casa antes da terceira.

Atualmente, estão convocados os goleiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), o lateral-direito Emerson (Tottenham), o zagueiro Thiago Silva (Chelsea), os volantes Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United), além dos atacantes Raphinha (Leeds) e Gabriel Jesus (Manchester City).

O último jogo do Brasil é em uma quinta-feira (14), e há jogos da Premier League já no sábado (16) — só o Tottenham atua no domingo seguinte (17). Com a longa viagem entre um continente e outro, a preocupação dos clubes é contar com seus atletas em condições.

Pela programação da seleção, os jogadores serão liberados logo após a partida contra o Uruguai, que deve terminar aproximadamente às 22h30 (de Brasília).

A Fifa participou das conversas com os clubes da Premier League para um entendimento visando aos compromissos internacionais das seleções. A entidade emitiu nota ontem (3) comemorando a oportunidade dada pelo governo britânico de permitir aos jogadores com vacinação completa de terem flexibilização no retorno dos países que estão na lista vermelha da pandemia, como o Brasil.

"A Fifa acredita que esse é um passo positivo na direção correta e agradece o apoio e cooperação de todos os stakeholders", escreveu a entidade.

Hoje (4), a seleção fez o primeiro treino em Bogotá, na Colômbia. O primeiro jogo da data Fifa atual, contra a Venezuela, é na quinta-feira (7), em Caracas.