Topo

OPINIÃO

RMP: "Flamengo tem uma única chance de continuar brigando pelo Brasileirão"

Do UOL, em São Paulo

04/10/2021 04h00

O Flamengo fez uma boa exibição neste domingo (3) e venceu o Athletico por 3 a 0 sem dificuldades. Com o resultado, o time da Gávea se mantém na perseguição ao Atlético-MG, líder do Brasileirão. Após algumas exibições que preocuparam sua torcida, o Fla tem pela frente um momento crucial para suas pretensões no campeonato. O time precisa superar os desfalques por conta das convocações de seleções para, no mínimo, evitar que o Galo dispare na ponta da tabela.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, Mauro Cezar Pereira e Danilo Lavieri - os comentaristas analisaram a vitória do Fla sobre o Furacão e as chances da equipe na briga pelo título brasileiro. A postura apresentada diante da equipe paranaense recebeu elogios.

"O Flamengo tem uma única chance de continuar brigando pelo Brasileiro. É jogar esses jogos que vêm aí da maneira como jogou hoje [ontem], como um time que quer ganhar todas as partidas. Deu gosto ver o Flamengo jogar. Acho o trabalho do Renato Gaúcho bom. Não é nada brilhante, nem dá para comparar ao do Jorge Jesus. Mas dentro do que vinha, acho que o Renato evoluiu com o Flamengo. Havia algumas questões para resolver", disse Renato.

Mauro elogiou a postura do time da Gávea, que praticamente não cedeu espaços ao Furacão. "Essa é a maneira de o Flamengo jogar desde os tempos do Jorge Jesus. O Flamengo é um time que, pela qualidade técnica e pela forma como amadureceu, não é para esperar o adversário. Ainda mais jogando em casa, contra um adversário que é inferior e muito desfalcado. Vi muitas virtudes no Flamengo, que fez um jogo como tinha que ser. O Fla amassou o time mais fraco e em pouco tempo, porque teve um comportamento compatível com essa equipe", analisou.

Para Lavieri, o duelo contra o Athletico mostrou um Flamengo mais próximo do estilo de jogo ideal. "O time teve alguns bons resultados, mas havia motivos para receber algumas críticas. Hoje [ontem]foi uma vitória completa, com boa apresentação, individualidade, com bom esquema tático. Enfim, atropelou o Athletico. O Flamengo venceu, convenceu e animou. É exatamente esse o estilo de jogo que esperamos ver do Fla, dominando as ações completamente", avaliou.

Mauro destacou um ponto positivo na equipe, com méritos para o trabalho do treinador. "O Flamengo não só fez os gols no começo, mas continuou pressionando e o Athletico não conseguia sair jogando. Durante boa parte do primeiro tempo, o Athletico não atacou. O Renato Gaúcho conseguiu melhorar o time na saída rápida da defesa para o ataque. O Flamengo tem uma sequência de jogos e tem que engatar quatro vitórias seguidas para continuar na perseguição ao Atlético-MG", elogiou.

Renato considera que o Flamengo, se quiser se manter na briga pelo título brasileiro, precisa manter essa postura ofensiva e de forte marcação. "Não que o Flamengo tenha feito uma exibição inesquecível, mas a postura e a vontade que teve, se repetida mesmo em um time como Vitinho, Thiago Maia ou João Gomes, dá ainda para tentar ganhar esses jogos. O time reserva do Flamengo é melhor que o titular do Red Bull Bragantino e do que do Fortaleza, mas eles são muito bem armados e difíceis de serem derrotados. Para ganhar, vai ter que ter essa postura de partir para dentro. É a única chance que o Flamengo tem", concluiu.