Quem ganha vaga direta na Libertadores 2022 com um G9 no Brasileirão
A profusão de vagas garantidas a times brasileiros na próxima Copa Libertadores pode causar confusão: afinal, quais destas vagas são diretas à fase de grupos? E se um time só se classificar por duas vias, digamos por Copa do Brasil e Brasileirão, quem herda uma das vagas? O UOL Esporte responde esta e outras dúvidas abaixo.
Quantos times brasileiros vão para a Libertadores 2022?
Nove, o que só é possível porque os campeões da Libertadores 2021 e da Sul-Americana 2021 serão times brasileiros. Estarão na Libertadores 2022 os dois campeões dos torneios da Conmebol, o vencedor da Copa do Brasil e outros seis times, esses via Brasileirão.
Se são nove vagas, o G9 do Brasileirão está garantido?
Não. O número de vagas via Brasileirão depende dos campeões dos mata-matas (Libertadores 2021, Sul-Americana e Copa do Brasil). O G6 só vira G7, G8 ou até G9 se um ou mais campeões destes torneios terminarem o Brasileirão entre os seis primeiros (ou um time ganhar mais de uma taça).
Por exemplo: se o campeão da Libertadores (Flamengo ou Palmeiras) em 27 de novembro terminar o Brasileirão entre os seis primeiros, o 7º colocado ganha uma vaga nas fases preliminares da Libertadores 2022. Esse é um dos casos em que o G6 vira G7.
O mesmo exemplo vale para quem vencer a Sul-Americana (Athletico e Red Bull Bragantino) ou a Copa do Brasil. Se as três coisas acontecerem (os três campeões no G6), aí, sim, o 8º e o 9º do Brasileirão herdam vaga nas fases preliminares da Libertadores 2022.
Quais vagas são diretas na fase de grupos?
São sete vagas diretas e duas nas fases preliminares. Entre as diretas, duas vêm da Conmebol (para os campeões da Libertadores 2021 e da Sul-Americana) e as outras cinco são da CBF, como acontece todo ano: uma é do campeão da Copa do Brasil e quatro ficam para os quatro primeiros times do Brasileirão que ainda não tiverem garantido suas vagas por outros meios.
Este último trecho é importante: a depender da colocação dos campeões dos mata-matas, até o 7º colocado do Brasileirão pode herdar uma vaga direta na próxima Libertadores.
Digamos, por exemplo, que os campeões da Copa do Brasil, Libertadores 2021 e Sul-Americana terminem o Brasileirão no primeiro, segundo e terceiro lugares. Neste caso, os "quatro primeiros times do Brasileirão que ainda não tiverem garantido suas vagas por outros meios" seriam o 4º, o 5º, o 6º e o 7º. Ainda neste cenário, o 8º e o 9º teriam vagas indiretas.
Se um clube se classifica por duas vias, a vaga é direta ou indireta?
Direta, pois os títulos sempre dão vagas diretas (seja da Copa do Brasil, da Sul-Americana ou da Libertadores). O regulamento do Brasileirão deste ano, artigo 6º, parágrafo 1º, prevê que:
"Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2022 por meio de uma das duas competições continentais (Libertadores de 2021 ou Sul-Americana de 2021) e também por intermédio de uma das competições nacionais (Brasileirão ou Copa do Brasil de 2021), este clube ocupará a vaga destinada à Conmebol, com a vaga oriunda do Brasileirão ou da Copa do Brasil, conforme o caso, sendo repassada ao clube melhor colocado no Brasileirão, excluídos os clubes já classificados."
Também o parágrafo 2º do mesmo artigo:
"Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2022 através da Copa do Brasil e também por intermédio do Brasileirão, este clube ocupará a vaga destinada à Copa do Brasil, com a vaga oriunda do Brasileirão sendo repassada ao clube melhor colocado no Brasileirão, excluídos os clubes já classificados."
O vice da Copa do Brasil não se classifica?
Não. O regulamento prevê que as vagas que "sobrem" sejam repassadas no Brasileirão, não na Copa do Brasil. Desta forma, o vice-campeão do mata-mata nacional só se classifica à próxima Libertadores se conseguir sua vaga por outras competições. A Copa do Brasil está nas semifinais, com Atlético-MG, Athletico, Flamengo e Fortaleza ainda na briga. Destes quatro, o Athletico também joga a Sul-Americana, e o Flamengo, a Libertadores.
Quando isso tudo será definido?
Só mesmo quando o Brasileirão terminar. A primeira das finais que interessam para a definição é a da Sul-Americana, em 20 de novembro, quando Athletico e Bragantino disputam o título. Em 27 de novembro é a vez da decisão da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, enquanto a final da Copa do Brasil é a última, em 5 de dezembro. Se a tabela atual for mantida, a última rodada do Brasileirão é jogada quatro dias depois, em 9 de dezembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.