Topo

Santos

Desempenho de Fábio Carille colide com o retrospecto do Santos em clássicos

Carille tem retrospecto positivo em clássicos estaduais - Ivan Storti
Carille tem retrospecto positivo em clássicos estaduais Imagem: Ivan Storti

Do UOL, em São Paulo

06/10/2021 04h00

O Santos tem um bom motivo para confiar na recuperação no Campeonato Brasileiro ao enfrentar o São Paulo, amanhã (7), às 18h30, no Morumbi. Mas também precisa se preocupar. Se por um lado o Peixe tem o bom desempenho do técnico Fábio Carille em clássicos, por outro o Alvinegro não conta com recente retrospecto animador diante de seus arquirrivais no Estado.

Contratado para tirar o Santos das últimas colocações do Brasileirão, Carille tem seu histórico de sucesso todo ligado ao Corinthians. Comandou o time do Parque São Jorge entre 2017 e 2019 e conquistou três títulos estaduais e um Brasileiro. Além disso, foi um exímio vencedor de duelos clássicos. Em 31 jogos oficiais, venceu 17, empatou 8 e perdeu apenas seis, o que representa aproveitamento de 63,4% dos pontos disputados.

Esses dados, no entanto, colidem com o desempenho santista em clássicos. Em um recorte dos últimos dois anos, o time de Vila Belmiro sofreu na mão de seus arquirrivais. Foram quatro vitórias, sete empates e nove derrotas. Os 19 pontos conquistados em 60 disputados representam aproveitamento de apenas 31,6%. Neste período, o Peixe chegou a passar a temporada 2020 inteira sem ganhar clássicos (quatro empates e três derrotas).

O São Paulo, que é o seu próximo adversário, tem o retrospecto mais equilibrado neste período com o Peixe. Em sete jogos, são duas vitórias, dois empates e três derrotas. O último confronto entre eles também traz boas recordações ao Alvinegro. No primeiro turno do Brasileirão, na Vila Belmiro, o time então dirigido por Fernando Diniz ganhou por 2 a 0, com gols de Marinho e Gabriel Pirani.

Seu maior algoz é disparado o Palmeiras. Nos últimos dois anos, o Santos ganhou apenas uma vez, empatou duas e perdeu quatro. Além disso, o Peixe já não vence o Verdão há seis clássicos e só conquistou dois triunfos nas últimas 14 partidas. Diante do Corinthians, a situação também não é animadora, com apenas uma vitória nos últimos dois anos, conquistada em janeiro de 2021.

Carille tropeça contra o Santos

O retrospecto amplamente vitorioso de Carille em clássicos não pode ser aplicado justamente contra seu atual time. Diante do Santos, o treinador de 48 anos conquistou 44,4% dos pontos disputados. São três vitórias, três empates e três derrotas em partidas oficiais. Em 2019, inclusive, travou cinco duelos contra o argentino Jorge Sampaoli e venceu apenas um. Em contrapartida, ficou com a classificação nos pênaltis em um confronto de mata-mata na semifinal do Paulistão.

O Palmeiras é a principal vítima de Carille. Em dez jogos, são sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Os 23 pontos representam aproveitamento de 76,6% dos pontos disputados. Já contra o São Paulo, o desempenho é igualmente positivo. Contando apenas os jogos oficiais, o ex-corintiano ganhou sete, empatou quatro e perdeu duas, o que significa um aproveitamento de 64% dos pontos.

Crise e novidades no Peixe

Contra o São Paulo, o Santos tem vários desafios. O primeiro deles é acabar com um jejum de dez partidas sem vitória, contando todas as competições. Apenas pelo Brasileirão, o Peixe já não vence há oito rodadas (cinco empates e três derrotas) e vem de um revés por 3 a 0 diante do Juventude, em Caxias do Sul (RS). Essa sequência derrubou o time para as últimas colocações, já com sério risco de integrar a zona de rebaixamento ao fim da 24ª rodada.

Para essa partida, Carille certamente fará mudanças na equipe, mas deve manter o sistema com três zagueiros. Os jogadores mais cotados para deixar o time são Pará e Jean Mota. Para a lateral, é possível que Marcos Guilherme atue de maneira improvisada, aproveitando o esquema 3-5-2. No meio-campo, Diego Tardelli pode ser a novidade para ajudar a abastecer o ataque alvinegro.

Fim de Papo no ar

No Fim de Papo após o clássico paulista, Gabriela Brino e Maurício Barros falam sobre o desempenho do Alvinegro. O Fim de Papo poderá ser visto na Home do UOL, no Meu Time Agora do Santos, na página do time no UOL Esporte, no Canal UOL, no app do Placar UOL e no canal do UOL Esporte no YouTube.

Santos