Topo

São Paulo

Retrospecto do São Paulo sem Arboleda 'dobra' desafio de Crespo em clássico

Técnico Hernán Crespo durante empate sem gols entre São Paulo e Atlético-MG, pela 22ª rodada do Brasileirão - Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF
Técnico Hernán Crespo durante empate sem gols entre São Paulo e Atlético-MG, pela 22ª rodada do Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

06/10/2021 04h00

Diversos são os fatores que fazem do clássico entre São Paulo e Santos, amanhã (7), às 18h30, especialmente importante para o técnico Hernán Crespo. E o argentino tem um grande problema para o duelo: a ausência do zagueiro Arboleda, fato que derruba o aproveitamento tricolor quase pela metade em 2021. O San-São Paulo no Morumbi é válido pela 24ª rodada do Brasileirão.

Convocado para a seleção do Equador para os jogos das Eliminatórias à Copa de 2022, o defensor desfalca o time de Crespo nos próximos três jogos, diante de Peixe, Cuiabá (dia 11, fora) e Ceará (14, em casa). Dessa forma, o Tricolor vai completar 27 jogos sem o zagueiro na temporada. Arboleda esteve em campo 30 vezes nesta temporada.

Quando teve o equatoriano, o São Paulo venceu 17 jogos, empatou nove e perdeu apenas quatro, somando 60 pontos de um total possível de 90 (aproveitamento de 66,6%). No entanto, quando Arboleda foi ausência, 24 vezes até aqui, o time do Morumbi tem apenas 38,8% de aproveitamento: foram seis vitórias, dez empates e oito derrotas, chegando a 28 pontos de 72 totais.

O substituto natural de Arboleda é o zagueiro Bruno Alves. O defensor de 30 anos jogou mais vezes que o equatoriano na temporada: entrou em campo 36 vezes. No entanto, Bruno Alves não é opção de Crespo no time titular desde a derrota para o Fluminense, há cinco jogos.

O técnico argentino também pode optar por escalar uma linha de quatro defensiva, com Léo e Miranda no miolo de zaga e a volta de Orejuela à lateral direita — posição problemática no elenco, já que Igor Vinícius ainda se recupera de trauma no olho e Galeano está suspenso. Se essa for a opção, a tendência é que Luan retorne ao time titular como primeiro volante.

Fim de Papo no ar

No Fim de Papo após o clássico paulista, Menon e Marcelo Hazan comentam sobre o desempenho do Tricolor e a volta da torcida ao Morumbi. O Fim de Papo poderá ser visto na Home do UOL, no Meu Time Agora do São Paulo, na página do time no UOL Esporte, no Canal UOL, no app do Placar UOL e no canal do UOL Esporte no YouTube.

São Paulo