Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Escalação do Venezuela x Brasil tem Gabigol e Gabriel Jesus; Arana estreia

Gabigol, atacante da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Gabigol, atacante da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/10/2021 19h19

Sem Neymar, suspenso, a escalação da seleção brasileira para o jogo de hoje (7), contra a Venezuela está confirmada. Tite não escondeu como montaria o time durante a semana, e o Brasil terá no ataque a dupla Gabigol e Gabriel Jesus. O lateral-esquerdo Guilherme Arana fará sua estreia com a amarelinha, apesar de o Atlético-MG não querer que ele estivesse convocado. A bola rola em Caracas a partir das 20h30 (de Brasília).

"A minha função de lateral é sempre apoiar e marcar bem. Eu já trabalhei com o professor Tite, e ele sabe das minhas características. Ele conversou comigo e mandou eu fazer o que venho fazendo dentro do clube. Então, não vai ser diferente. A gente tem que respeitar a equipe adversária. Não é só porque estão na última colocação que temos que entrar tranquilos, temos que encarar o jogo como um jogo difícil. Esse é o pensamento. Vou fazer na Seleção o que venho fazendo no meu clube para desempenhar um bom futebol", disse Arana.

No ataque, Gabigol e Gabriel Jesus têm parceria na seleção brasileira desde as categorias de base. Em 2016, eles foram titulares da conquista do ouro olímpico, na Rio-2016. O último gol de Jesus pela seleção foi na final da Copa América de 2019, contra o Peru. Desde então, ele fez oito jogos sem marcar pelo Brasil.

Tite quer uma dupla mais centralizada no ataque, mas com a mobilidade que é característica de ambos. A busca por novas soluções ofensivas passa pelo esquema 4-4-2 que o treinador passou a implantar na seleção. No meio-campo, que não terá Casemiro, a parceria será entre Gerson e Fabinho. Paquetá e Everton Ribeiro ocupam as pontas.

"Expectativa é boa pelo que temos visto nos treinamentos e vimos na Copa América. Temos muito respeito pela Venezuela. Tem links dos atletas que foram campeões no sub-17. Era uma equipe que sempre propunha. No Morumbi foi um jogo que ficou vivo. É uma equipe que vem jogando mais. Com isso quem ganha é a qualidade do espetáculo como um todo. Existem forças que podem nos machucar na Venezuela", disse Tite, ontem (6), na coletiva de véspera do jogo.

Venezuela x Brasil

Brasil: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Fabinho, Gerson, Paquetá e Everton Ribeiro; Gabigol e Gabriel Jesus. Técnico: Tite

Venezuela: Graterol, Ronald Hernández, Josua Mejías, Nahuel Ferraresi e Óscar González; Tomás Rincín, José Martínez e Soteldo; Machís, Peñaranda e Eric Ramírez. Técnico: Leo González

Local: Estádio de La Universidad Central de Venezuela, em Caracas (VEN)
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Assistentes: Michael Orue e Jesús Sánchez (PER)
VAR: Eber Aquino (PAR)