Newcastle pode se tornar o time mais rico do mundo e desbancar PSG e City
O Newcastle, da Inglaterra, pode se tornar o time de futebol mais rico do mundo. De acordo com a imprensa britânica, o clube inglês deve ser vendido ao fundo de investimentos públicos da Arábia Saudita (PIF, em inglês) por 300 milhões de libras, cerca de R$ 2,2 bilhões, que se tornará dono de 80% do clube.
O PIF acumula fortuna de mais de 320 bilhões de libras, mais de 10 vezes que a fortuna de Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG que ostenta fortuna de 6,5 bilhões de libras, e de Sheikh Mansour, dono do Manchester City cuja fortuna gira em torno de 23,2 bilhões de libras. Atualmente, PSG e City são os clubes mais ricos do mundo.
As negociações pela compra do Newcastle foram retomadas após um acordo entre os sauditas e a emissora 'beIN Sports', detentora dos direitos do Campeonato Inglês para o Norte da África e o Oriente Médio. No ano passado, a Premier League e o governo inglês acusaram a Arábia Saudita de pirataria, já que a emissora não conseguia operar no país por conta de um conflito diplomático entre a Arábia Saudita e o Catar.
O Newcastle pertence ao empresário inglês Mike Ashley desde 2017, e, atualmente, ocupa a 19ª posição no Campeonato Inglês. Se concretizada, a venda seria mais um caso de sportswashing, que é o uso do esporte como forma de apagar ou esconder ações que governos não querem que sejam conhecidas pelo resto do mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.