Topo

Brasileirão - 2021

América-MG surpreende gigantes e lidera returno junto com o Atlético-MG

Vagner Mancini e Cuca dividem liderança do returno do Brasileirão com Coelho e Galo - João Zebral e Pedro Souza
Vagner Mancini e Cuca dividem liderança do returno do Brasileirão com Coelho e Galo Imagem: João Zebral e Pedro Souza

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

08/10/2021 04h00

O segundo turno do Campeonato Brasileiro registra até aqui dois times mineiros com a melhor campanha, apesar de a dupla, no geral, vivenciar realidades diferentes na disputa. O líder isolado Atlético-MG (50 pontos) e o décimo América-MG (30), que faz campanha de recuperação, são as melhores equipes nas cinco primeiras rodadas do returno.

Galo e Coelho somaram 11 pontos de 15 disputados e têm cada um 73,3% de aproveitamento neste início da segunda metade do Brasileirão. O Alvinegro lidera também o returno porque tem melhor saldo de gols (fez oito e sofreu dois), enquanto o Alviverde tem saldo de cinco gols (anotou oito e sofreu três) neste recorte.

O Galo

No caso do Atlético-MG, derrota é uma palavra que o time não sabe o que é há 16 rodadas, já que acumula 12 vitórias e quatro empates. O último revés atleticano aconteceu em 26 de junho, na Vila Belmiro, quando perdeu de 2 a 0 para o Santos, pela sétima rodada.

A campanha destacada do Alvinegro mineiro o coloca como franco favorito ao título brasileiro, algo que não acontece há cerca de 50 anos, já que a última vez que o time levantou o caneco do Nacional foi em 1971. O departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais aponta que a chance de o Galo vencer a competição é de 87,5%, contra 8,6% do Flamengo, o segundo colocado.

Reação do Coelho

Após flertar com o Z4, o América-MG tem feito campanha de recuperação e registra invencibilidade de sete jogos. Na última rodada, aplicou duro golpe no Palmeiras, terceiro colocado no Brasileiro e finalista de Copa Libertadores. Antes, o Coelho havia arrancado pontos preciosos de equipes que também estão no topo da tabela, como o Flamengo (empate em 1 a 1) e o Corinthians (1x1). Além disto, empatou com o São Paulo (0 a 0), venceu o finalista da Copa Sul-Americana 2021, o Athlético-PR (2 a 0), bateu o Cuiabá fora de casa (2 a 0) e também o Ceará (2 a 0).

A última derrota do Coelho aconteceu em 23 de agosto, quando perdeu por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino, na Arena Independência, na 17ª rodada.

"A gente vive um bom momento, porque está todo mundo dando as mãos, lutando junto, não só dentro das partidas, mas diariamente ao longo da semana. Posso falar de boca cheia que temos um elenco comprometido e isso faz a diferença dentro de campo", analisou o técnico Vagner Mancini.

Apesar do bom retrospecto e em seu melhor momento na temporada, o comandante pede que todos tenham pés no chão até o fim da competição, para que o time alcance o objetivo, que é permanecer na elite do Brasileirão.

"A gente ainda não se dá o direito de sonhar com algo mais. O primeiro objetivo é a permanência na Série A, não vou nunca fugir disso. É óbvio quando você vence partidas e adversários fortes, gera euforia, mas a gente que vive o dia a dia do futebol não podemos entrar nessa. Não podemos ter entusiasmo exagerado. Sabemos como funcionam as coisas (...) Internamente temos que ter dentro do grupo, com funcionários e todos que trabalham dentro do clube, os pés no chão. Dessa forma podemos construir uma história bacana neste ano", alertou.