Cuca pede força mental do Atlético-MG na busca pelo título do Brasileirão
O Atlético-MG lidera o Campeonato Brasileiro de forma isolada e com 11 pontos de distância para o vice-líder Flamengo — que tem dois jogos a menos. E mesmo com esse cenário muito positivo a favor, o movimento nos bastidores do clube é para fortalecer o lado mental, o psicológico de todos os envolvidos no departamento de futebol.
Faltando 13 rodadas para o fim do Brasileirão, o técnico Cuca pede foco e controle emocional de todo mundo, para o Galo alcançar o título tão sonhado ao fim da disputa.
"Nesse momento do campeonato, os jogos vão ficando mais duros, mais cascudos, fica mais pesado, a ansiedade bate em todo mundo. Bate na comissão técnica, no torcedor, nos jogadores, a gente quer ganhar antes do tempo e a gente tem que ter paciência, saber que só vai ganhar jogando jogo a jogo", disse o treinador alvinegro.
O fato de o Atlético-MG somar o maior jejum no que diz respeito ao título brasileiro dentre os grandes clubes do Brasil — não vence a disputa há 50 anos — e ter neste ano uma boa chance de sair da fila cinquentenária, mexe com a ansiedade do grupo de atletas, da comissão técnica e torcedores.
"Não dá para esconder a ansiedade, é óbvio que estamos está muito ansiosos. Se fala muito no título aqui dentro [do CT atleticano], na cidade inteira (...) Mas precisamos trabalhar, jogo a jogo, para conseguir os resultados aos poucos e não deixar escapar tudo aquilo que estamos fazendo desde o início do ano. Estamos tendo uma regularidade e precisamos controlar essa ansiedade na reta final", afirma o lateral direito Guga.
Ao UOL Esporte, Guga falou sobre a pressão, principalmente em cima dos jovens, já que um título do Brasileiro tiraria o Galo de uma longa espera.
"Acho que a pressão é para todo mundo, principalmente por representarmos um clube gigante como o Atlético. Sabemos da responsabilidade e da pressão que existe pelo longo tempo sem conquistar o Brasileiro, mas tentamos não deixar isso afetar e trabalhar tranquilamente para que os resultados venham. Se Deus quiser, com muito trabalho, vamos em busca dessa taça", afirmou Guga em entrevista ao UOL.
No ano passado o Atlético-MG também sonhou com o título Brasileiro, mas a possibilidade bateu na trave, já que o time de Jorge Sampaoli patinou em momentos importantes e desperdiçou pontos preciosos na luta pela taça.
"Não acho que isso seja um problema dos outros treinadores, mas sim mérito do Cuca. Além de ser um grande treinador, um cara que entende muito de futebol, ele tem uma grande identificação com o Atlético e acho que essa relação ajuda bastante. Se Deus quiser conseguiremos fazer história juntos aqui", comentou Guga, citando campanhas anteriores que não vingaram em comparativo com o desempenho atual do Galo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.