Pikachu marca, e Fortaleza vence Grêmio em primeiro jogo sem Felipão
O Fortaleza venceu o Grêmio por 1 a 0, hoje (13), no Castelão e segue no topo da tabela do Campeonato Brasileiro. A vitória recupera a equipe de Juan Pablo Vojvoda após derrota para o Flamengo, garante o terceiro lugar na tabela e afunda o time gaúcho. O Tricolor de Porto Alegre fez o primeiro jogo sem Felipão, mas continua em penúltimo e soma cinco rodadas sem vencer.
Yago Pikachu, no segundo tempo, fez o gol do jogo em Fortaleza.
O placar faz o Fortaleza chegar a 42 pontos, três a menos que o Flamengo — vice-líder e que aplicou 3 a 1 no Juventude no Maracanã. O Grêmio, por outro lado, continua estacionado com 23 pontos. No fim da tabela.
A partida foi a primeira do Grêmio depois da saída de Luiz Felipe Scolari. O interino Thiago Gomes manteve a formação com três zagueiros, fez quatro trocas na escalação e até metade do primeiro tempo criou cenário de equilíbrio. Mas aos poucos, Brenno e Kannemann se tornaram heróis. Na próxima rodada, o Fortaleza visita a Chapecoense e o Grêmio recebe o Juventude.
Quem foi bem: Yago Pikachu
Camisa 22 encontrou espaço no meio da defesa gremista, finalizou bem e garantiu vitória
Quem decepcionou: Ferreira
O meia-atacante até conseguiu aplicar dribles e deu velocidade ao time, que atuou sem centroavante, mas, na hora de finalizar, falhou mais de uma vez.
Fortaleza para em Brenno. E Kannemann
O início de jogo do time da casa não foi dos melhores, mas ainda antes do intervalo o Fortaleza pressionou bastante o Grêmio. David e Robson, aos poucos, conseguiram vitórias em sequência contra a defesa adversária. Algumas delas, na base do físico. Outras com movimentação contínua que desencaixou a marcação. As duas grandes chances pararam em Brenno, que reagiu rápido depois de desvio no meio do caminho, e Kannemann que se atirou em direção da conclusão de Titi — dentro da área.
Quase ataque contra defesa
Na etapa final a pressão foi maior ainda. Brenno fez três defesas importantes, mas o repertório do Fortaleza aumentou. Nas formas diferentes de concluir e no volume de tentativas. Aos 34 do segundo tempo, o time da casa conseguiu o gol.
Grêmio abre mão da "ideia de Felipão"
Além da formação e dos quatro nomes diferentes, o Grêmio iniciou o jogo com outra mudança. O time passou a evitar a bola longa. Deixou de lado o plano que Luiz Felipe Scolari aplicou durante 21 jogos. Assim, mesmo quando pressionada, a equipe tentou sair jogando curto. Até a metade da primeira etapa, a estratégia ajudou a dar maior equilíbrio e rendeu ataques pontuais na base da infiltração. Alisson e Ferreira perderam as chances, com chutes fracos e fáceis para Felipe defender.
Nem Campaz e Elias resolvem
No decorrer do segundo tempo, o Grêmio ficou mais longe do gol adversário. Ferreira até teve chance, mas chutou para fora. Mais perto do fim, Thiago Gomes botou Campaz e por fim Elias. A dupla, grande esperança da torcida, não conseguiu agregar muito diante do cenário do jogo.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 0 GRÊMIO
Data e hora: 13/10/2021 (quarta-feira), às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Cartões amarelos: Robson, Torres (FOR); Ruan (GRE)
Gols: Yago Pikachu, aos 34 minutos do segundo tempo (FOR)
FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Titi e Marcelo Benevenuto; Yago Picachu, Éderson, Felipe, Lucas Crispim, Matheus Vargas (Romarinho); Robson (Henríquez) e David (Igor Torres)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
GRÊMIO: Brenno; Ruan, Kannemann e Rodrigues (Diego Souza); Vanderson, Lucas Silva (Sarará), Darlan, Jean Pyerre (Campaz) e Guilherme Guedes (Elias); Alisson (Everton) e Ferreira
Técnico: Thiago Gomes (interino)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.