Topo

Brasileirão - 2021

Quatro times da Série A ainda têm atletas sem 1ª dose da vacina, diz jornal

Apesar da obriagatoriedade da vacina nos estádios, nem todos os jogadores tomaram os imunizantes - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Apesar da obriagatoriedade da vacina nos estádios, nem todos os jogadores tomaram os imunizantes Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Do UOL, em São Paulo

15/10/2021 09h57

Mesmo com a obrigatoriedade da vacinação para as torcidas nos estádios, quatro times da série A ainda não tem os elencos completamente imunizados contra a covid-19. Segundo levantamento do jornal 'O Globo', com dados fornecidos pelos próprios clubes, América-MG, Ceará, Fortaleza e Cuiabá têm jogadores que ainda não tomaram nem a primeira dose do imunizante.

O América lidera a lista de não vacinados: 14% do elenco não se vacinou - seis jogadores - enquanto os outros 86% tomaram somente a primeira dose. De acordo com o clube, os seis atletas que não tomaram o imunizante não o fizeram por conta do calendário de jogos. Questionado pelo jornal, o departamento médico esclareceu que "a vacinação não é obrigatória para a equipe", mas que orienta a todos pela imunização.

O Ceará tem 5% do elenco sem vacina, 84% com a primeira dose e 11% com as duas doses. A equipe alega que os sem vacina são os recém chegados ao time. No Fortaleza, apenas um jogador não tomou o imunizante, impedido por uma doença.

Já no Cuiabá, o único que não tomou as doses contra a covid-19 foi Jonathan Cafu, por escolha própria. Segundo o clube, o jogador ainda não havia procurado se vacinar, mas que fará nos próximos dias. Mesmo sem o imunizante, Cafu continua atuando pela equipe, uma vez que o protocolo exige a apresentação de teste PCR negativo antes dos jogos ou a comprovação da vacinação.

Apesar de uma minoria apresentar problemas, a maioria dos clubes têm jogadores com ao menos uma dose da vacina. O Atlético-MG é o único com elenco 100% completamente imunizado. Flamengo, Internacional e Juventude tem 100% dos elencos com uma dose do imunizante. Na série B, Botafogo e Vasco tem 100% e 96%, respectivamente.

Ainda de acordo com a reportagem do 'O Globo', as doses que atendem os cubes de futebol vêm do SUS e da Conmebol. Das 18 equipes que responderam ao levantamento - 16 da série A e 2 da série B - 13 seguiram os calendários de vacinação das respectivas cidades para aplicação nos atletas.

Já os clubes que disputaram competições sul-americanas aproveitaram o envio de vacinas pela Conmebol para imunizar seus elencos. Atlético-MG, Atlético-GO, Palmeiras, São Paulo e Internacional aproveitaram a oferta de doses da Sinovac, laboratório que produz a Coronavac, cedida pela entidade e anteciparam a vacinação.

A reportagem entrou em contato com todos os clubes da série A e apenas Juventude e Sport afirmaram que a vacinação entre os jogadores é obrigatória, os demais apenas recomendam. Cinco equipes não responderam ao levantamento: Bahia, Corinthians, Fluminense, Athletico e Cruzeiro.