Ajax faz post sobre atuação de Antony, e brasileiros reclamam de xenofobia
A grande atuação de Antony na vitória do Ajax, por 4 a 0, diante do Borussia Dortmund, pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League, levou o perfil do clube holandês no Twitter a fazer um post exaltando o brasileiro.
Na publicação, o perfil exibe duas fotos: uma da Amsterdam Arena repleta de torcedores, com a legenda "o que nós vemos'', e outra de uma quadra de futsal em uma favela, com a legenda "o que o Antony vê".
Se por um lado a postagem parece elogiar a leveza com que o jovem de apenas 21 anos encarou a partida, por outro alguns torcedores brasileiros entenderam a publicação como preconceituosa.
Uma das respostas ao post, além de classificá-lo como xenofóbico, relembrou que Antony era atleta do São Paulo nas categorias de base, portanto teve acesso ao CT de Cotia, um dos mais modernos do país.
Ao tentar "rastrear" a foto, outro torcedor descobriu que ela é uma das primeiras opções que o Google Imagens oferece quando se busca o termo "shanty soccer brazil", ou seja, "favela futebol brasil" em inglês.
A quadra de futsal da foto publicada pelo perfil do Ajax está localizada no bairro Tavares Bastos, no Rio de Janeiro. Apesar da polêmica, Antony, que marcou o terceiro gol na vitória do Ajax, retweetou a publicação.
O UOL Esporte entrou em contato com o estafe do jogador, que informou que o atleta não se pronunciará sobre o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.