Países da Conmebol dizem que não disputarão Copa se for a cada dois anos
O Conselho da Conmebol se reuniu hoje (27), no Paraguai, e os países sul-americanos firmaram posição de não participarem da Copa do Mundo, caso a Fifa leve adiante a ideia de organizar o torneio de dois em dois anos.
A manifestação das associações sul-americanas se dá apesar do recuo do presidente da Fifa, Gianni Infantino, de levar a ideia adiante de forma imediata. A entidade disse na semana passada que vai estudar melhor a ideia. Não houve adesão majoritária à mudança do ciclo do Mundial. Além da Conmebol, a Uefa se opôs fortemente à ideia.
O lobby pela Copa do Mundo de dois em dois anos foi iniciado com uma proposta da Arábia Saudita para estudar a mudança na periodicidade do Mundial, e depois encampado por aliados do presidente da Fifa como ex-jogadores e o diretor de desenvolvimento Arséne Wenger.
Nota da Conmebol
O Conselho da CONMEBOL, reunido de forma presencial em Luque, Paraguai, a 27 de outubro de 2021, reexaminou a proposta de realizar a Copa do Mundo de dois em dois anos e considera necessário declarar o seguinte:
1. Não há razões, benefícios ou justificação para a mudança promovida pela FIFA. Tendo isto em conta, os dez países que compõem a CONMEBOL ratificam que não participarão de uma Copa do Mundo organizada a cada dois anos.
2. O projeto em questão vira as costas a quase 100 anos de tradição do futebol mundial, ignorando a história de um dos eventos esportivos mais importantes do planeta. A CONMEBOL apoia a Copa do Mundo atualmente em vigor, com os seus prazos e sistemas de classificação, porque provou ser um modelo de sucesso, baseado na excelência esportiva e que recompensa o esforço, talento e trabalho planificado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.