Palmeiras defende 2º lugar e tabu de 6 anos contra o Grêmio em Porto Alegre
Além da manutenção da vice-liderança do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras defende um longo tabu contra o Grêmio em Porto Alegre neste domingo (31), às 16h, na arena do clube tricolor.
Pelo Nacional, o Alviverde não é derrotado pelo Grêmio em Porto Alegre desde a edição de 2015, há seis anos. Desde aquela tarde em que os gaúchos fizeram 1 a 0 com gol de Maicon, desligado do clube em agosto deste ano, o Palmeiras obteve três empates e três vitórias na casa do rival.
A saída de Maicon fez com que ele deixasse de figurar numa estatística interessante: dos 28 atletas que entraram em campo naquele dia, apenas dois podem estar em campo neste domingo: Dudu, pelo Palmeiras, e Pedro Geromel, pelo Grêmio. O gremista, aliás, está no clube ininterruptamente desde 2014. Já Dudu passou a temporada 2020 e parte de 2021 no Al-Duhail (CAT)
Três corintianos em campo
Três jogadores que hoje estão no elenco do Corinthians estiveram naquela partida: os meias Luan e Giuliano, pelo Grêmio, e o volante Gabriel, pelo Palmeiras.
Luan ainda viria a se transformar em um jogador chave na equipe gaúcha, sendo premiado, naquele mesmo ano, com a Bola de Prata, então da revista Placar e dos canais ESPN, como melhor atacante de referência, por ter atuado na maior parte do campeonato como falso 9. Ele repetiria o prêmio em 2017
Depois, ele se destacaria na Copa do Brasil de 2016 e principalmente na Libertadores de 2017, quando foi apontado o melhor jogador do torneio.
Já Gabriel, após a conquista do Brasileiro de 2016, saiu do Palmeiras pela porta de trás. Depois de pedir um aumento substancial para permanecer no clube onde estava havia dois anos, fechou com o Corinthians, seu clube do coração, por um valor menor.
Dudu ainda construía sua história
Em seu primeiro ano no Palmeiras, e ex-jogador do próprio Grêmio, Dudu começava naquela temporada a construir-se como ídolo da torcida.
Naquele mesmo ano, o Palmeiras do técnico Marcelo Oliveira conquistaria a Copa do Brasil sobre o Santos.
No ano seguinte, com Dudu como capitão e Cuca como técnico, o Palmeiras conquistaria o Campeonato Brasileiro, feito que repetiria dois anos depois sob comando de outro importante personagem da história gremista, o técnico Felipão.
Derrocada gremista passa pelo Verdão
Palmeiras e Grêmio fizeram algumas partidas decisivas desde aquele jogo de 2015, e com vantagem para o Grêmio. Na Copa do Brasil de 2016. os tricolores eliminaram os paulistas. Os gaúchos também saíram vitoriosos nas quartas da Libertadores de 2019.
Mas no jogo mais valioso entre os times, deu Palmeiras. Com vitórias em Porto Alegre e São Paulo, o Palmeiras conquistou a Copa do Brasil da temporada 2020 em março deste ano.
O resultado ruim balançou ainda mais o cargo do técnico Renato Gaúcho e ampliou a aura de desconfiança sobre um elenco que já dava sinais de desgaste. Um mês depois do vice, Renato falhou ao tentar levar o Grêmio à fase de grupos da Libertadores, derrotado pelo Independiente del Valle.
Curiosamente, se tivesse passado pelo time equatoriano, o Grêmio cairia no grupo do Palmeiras na competição continental.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PALMEIRAS
Quando: Domingo, 31 de outubro
Motivo:Campeonato Brasileiro, 29ª rodada
Local e Horário: Arena do Grêmio
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Andrade e José Nascimento Júnior, ambos do DF
VAR: Igor Benevenuto (MG)
Grêmio: Brenno; Vanderson, Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Villasanti, Douglas Costa, Jean Pyerre (Lucas Silva) e Alisson; Diego Souza
Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha (Gabriel Menino), Gómez, Luan e Piquerez; Felipe Melo, Danilo e Raphael Veiga; Rony, Luiz Adriano e Dudu. Técnico: Abel Ferreira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.