Topo

Fifa divulga sanções a seleções e Brasil é advertido por atraso no Chile

Everton Ribeiro controla a bola, diante da marcação de Vargas, em Chile x Brasil - Claudio Reyes - Pool/Getty Images
Everton Ribeiro controla a bola, diante da marcação de Vargas, em Chile x Brasil Imagem: Claudio Reyes - Pool/Getty Images

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

01/11/2021 17h51

A Fifa publicou hoje (1º) um documento revelando multas e sanções com jogos a portas fechadas para cerca de cinquenta federações, devido a incidentes durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, entre elas, a seleção brasileira, que recebeu um aviso de advertência da entidade mundial do futebol.

O aviso para a seleção brasileira foi dado por conta de um atraso, sem especificar de quanto tempo, na vitória sobre o Chile por 1 a 0, no Estádio Monumental David Arellano, no dia 2 de setembro, pelas eliminatórias da Copa 2022. Apesar do aviso, não foram aplicadas punições.

De acordo com a lista publicada, essas sanções são uma resposta aos vários incidentes, incluindo invasão de campo, lançamento de projéteis, comportamento discriminatório, mas também não-conformidade com as regras de saúde praticadas pelas seleções.

Embora o Brasil tenha recebido apenas uma advertência, o Chile, que foi o mandante do jogo foi multado em 45 mil francos suíços, o equivalente a 280 mil reais na cotação atual por comportamento discriminatório de torcedores, má conduta da equipe e lançamento de objetos dentro do campo, além de exibição de banner com mensagem política por parte dos torcedores.

A Fifa afirma que o Comitê Disciplinar tomou decisões com base nas circunstâncias específicas de cada caso e que algumas decisões podem estar sujeitas a apelação. "Este documento é fornecido como informação para a mídia. Apenas a decisão comunicada às partes interessadas será considerada um documento jurídico válido", informou.

O UOL entrou em contato com a assessoria da seleção brasileira para saber se mesmo sem punição, a entidade vai recorrer do aviso aplicado, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria. Em caso de retorno, o texto será atualizado.