Topo

César Maluco, maior artilheiro vivo do Palmeiras, terá um busto no clube

César Maluco, do Palmeiras, comemora título paulista de 1972 - Arquivo/Estadão
César Maluco, do Palmeiras, comemora título paulista de 1972 Imagem: Arquivo/Estadão

Diego Iwata Lima

De São Paulo

04/11/2021 20h59

César Lemos, 76, o César Maluco, maior artilheiro vivo da história do Palmeiras, com 182 gols, vai ser homenageado com um busto de bronze no clube social alviverde, na zona oeste de São Paulo.

A peça ficará na sala de troféus, num espaço denominado "Academias de Futebol, onde serão exaltadas as glórias desse período", segundo diz um trecho da petição votada e aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (4) pelo COF.

A ideia partiu da UVB (União Verde Branca), mais antiga e tradicional corrente política do Palmeiras, que tem entre seus membros o ex-presidente Luiz Gonzaga Belluzzo e o ex-diretor de diversos departamentos e modalidades, inclusive do futebol profissional, Wlademir Pescarmona.

c - Eduardo Knapp/Folhapress - Eduardo Knapp/Folhapress
César Maluco, ex-atacante do Palmeiras, em foto de 2019
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

A UVB levou a ideia ao presidente Mauricio Galiotte que então a encaminhou para apreciação do órgão de fiscalização, uma espécie de senado do clube.

Cesar Augusto da Silva Lemos, que jogou 327 vezes pelo Palmeiras, é também o maior artilheiro da era profissional do futebol do clube e atuou no Alviverde entre 1967 e 1974. Heitor Marcelino, que também foi atleta de Bola ao Cesto (Basquete) e árbitro, anotou 317 gols pelo Palestra Itália.

César já foi também conselheiro do Palmeiras e co-dirige a equipe de veteranos da agremiação. Ele será o 7º jogador do clube a receber a honraria. Waldemar Fiume, Junqueira, Ademir da Guia, Dudu (Olegario Tolói de Oliveira) Oberdan Cattani e Marcos também já foram homenageados com bustos, que ficam nas alamedas da sede social e podem ser vistas desde a sala de troféus.