Topo

Chapecoense se fecha e segura empate fora de casa contra o Cuiabá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2021 22h57

Em partida adiantada da 31ª rodada do Brasileirão, Cuiabá e Chapecoense empataram em 0 a 0 na Arena Pantanal. O time da casa tentou mais o gol, contudo os visitantes souberam se fechar bem e não permitiram muito espaço ao adversário na maior parte do confronto.

Com o resultado, o time mato-grossense sobe uma colocação e fica em nono lugar, com 39 pontos ganhos. Já os catarinenses seguem na lanterna do torneio, com apenas 14 pontos conquistados em 30 partidas.

As duas equipes voltam a campo pela 30ª rodada do Brasileiro. No domingo (7), às 20h30 (de Brasília), o Cuiabá visita o Ceará no Castelão. Na segunda (8), às 20h, a Chape recebe o Flamengo na Arena Condá.

Quem foi bem: Ignácio e Joilson

A dupla de zaga do Verdão catarinense fez uma partida excelente. Ocuparam bem os espaços, bloquearam muitas finalizações e impediram a criação de várias jogadas do Dourado. Apesar de o time já ter sofrido 50 gols na Série A, sua dupla teve uma atuação muito segura na noite de hoje e foi essencial para que, pela terceira vez no torneio, o clube terminasse um jogo sem ser vazado —as outras duas foram contra Ceará, na terceira rodada, e Sport, na 18ª.

Quem foi mal: Jonathan Cafu

O atacante entrou em campo aos 15 do segundo tempo no lugar de Rafael Gava, que vinha criando as principais chances do Cuiabá. Em todas as vezes que Cafu participou de uma jogada, ela não teve continuidade.

Chape se fecha bem

O Dourado ficou mais com a bola e ocupou o campo defensivo do time catarinense, mas não conseguiu ter muitas chances de perigo. O primeiro chute da partida saiu apenas aos 15 minutos, com Yuri, e pouco ameaçou o goleiro Keiller.

Além de travar quase todas as ações ofensivas dos mandantes, o Verdão do Oeste também se arriscou no ataque. Mike, aos 25, e Matheus Ribeiro, aos 34, mantiveram Walter atento no confronto.

Resposta rápida

O Cuiabá seguiu pressionando os visitantes no segundo tempo, mas a Chape também teve uma grande chance aos 12 minutos. Henrique Almeida recebeu sozinho de Kaio Nunes e tocou no canto direito do goleiro Walter. A bola tirou tinta da trave e foi para fora.

Logo depois, Keiller precisou ser muito rápido para espalmar o chute de Rafael Gava. O jogador, que já tinha levado perigo aos cinco minutos, bateu quase na pequena área, contudo não conseguiu tirar do goleiro.

Mudança de estratégia

O Cuiabá recuou suas linhas e tentou dar mais campo para a Chape, buscando fazer com que ela saísse para o jogo e abrisse mais espaço na defesa. No entanto, o técnico Felipe Andres fez duas mudanças aos 25 e mais duas aos 29 minutos, reforçando marcação e dando gás novo ao meio-campo.

Nos minutos finais, o embate ficou bem aberto, com duas oportunidades para o Cuiabá e uma para Chape. Aos 40, Jenison conseguiu uma boa cabeçada, após escanteio cobrado por Uendel. Marquinho, aos 44, teve espaço para finalizar de dentro da área, mas mandou em cima de Walter. Por fim, o Dourado teve mais uma chance com Osman, aos 46, que cabeceou por cima do gol.

75 minutos sem cartão

O jogo foi bem tranquilo para o árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Apesar de uma pequena discussão no começo da segunda etapa, o duelo seguiu sem nenhum cartão amarelo até os 31 minutos do segundo tempo, quando Osman, que tinha acabado de entrar, deu uma chegada mais forte em Lima, e recebeu a única advertência do confronto.

Ficha técnica

CUIABÁ 0 x 0 CHAPECOENSE

Motivo: 31ª rodada do Brasileirão
Data: 04/11/2021
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT);
Hora: 21h (de Brasília);
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG);
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG);
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP).

Cartão amarelo: Osman (CUI).

Cuiabá: Walter; João Lucas, Alan Empereur, Paulão e Uendel; Yuri Lima, Pepê (Uilian Corrêa), Rafael Gava (Jonathan Cafu) e Max (Osman); Felipe Marques (Danilo Gomes) e Elton (Jenison). Técnico: Jorginho.

Chapecoense: Keiller; Matheus Ribeiro, Ignácio, Joilson e Busanello; Moisés Ribeiro (Alan Santos), Anderson Leite (Ezequiel) e Denner (Marquinho); Mike, Kaio Nunes (Lima) e Henrique Almeida (Ronei). Técnico: Felipe Endres.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado na ficha técnica, o jogo aconteceu no dia 4 de novembro, e não 4 de outubro. O erro foi corrigido.