Topo

Brasileirão - 2021

Michael marca dois, Flamengo vence Atlético-GO e segue na caça ao Galo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/11/2021 23h24

Em busca da difícil missão de conquistar o tricampeonato do Brasileiro, o Flamengo conseguiu um resultado importante em sua caminhada. Com dois gols de Michael, a equipe bateu o Atlético-GO no Maracanã e alcançou um triunfo que deixou o time a nove pontos do Atlético-MG.

Os donos da casa encontraram dificuldades para furar o bloqueio do rival, mas não desistiram da vitória e encontraram os espaços para garantir os três pontos. Com mais uma noite iluminada do camisa 19, os rubro-negros respiraram um pouco mais aliviados após dias de turbulência na Gávea.

Na próxima rodada, o Fla visita na segunda-feira (8) a Chapecoense, 20h, na Arena Condá. Na quarta (10), o Dragão encara o Palmeiras, 20h30, no Allianz Parque.

Quem foi bem: Michael volta a decidir

Michael voltou a ser escalado como titular e correspondeu. Autor dos dois gols no triunfo, o camisa 19 foi, mais uma vez, o jogador mais voluntarioso do Fla. Ele tomou algumas decisões erradas na definição das jogadas, mas deu profundidade para a equipe e ainda fez o trabalho de formiguinha na hora da recomposição.

De volta! David Luiz tenta criar espaços

De volta ao time após participar de alguns minutos dos dois jogos contra o Barcelona, pela Libertadores, David Luiz usou e abusou de uma de suas características: o passe longo. Diante de um rival bem fechado, o defensor não mostrou 100% de precisão neste quesito, mas fez uma partida correta no combate direto aos atacantes e nas antecipações.

Fica para a próxima! Gabigol não atinge marca histórica

Ídolo maior da torcida, Gabigol não chegou ao 100º gol com a camisa rubro-negra. Em jogo de poucas chances, ele desperdiçou as suas duas bolas mais cristalinas. Ele ocupa a 19ª posição na lista de artilheiros da história do clube e o próximo a ser superado pelo artilheiro é Evaristo de Macedo, que marcou 103 vezes.

Flamengo: domínio sem muita agressividade

Diante de mais um time retrancado, o Flamengo voltou a ter de tomar a iniciativa do jogo, mas teve muita dificuldade para furar o bloqueio. A equipe teve muito pouco poder para infiltrar e encontrou suas melhores saídas pelo lado direito do campo. Sem munição, Gabigol e Bruno Henrique tiveram de sair muito da área e jogaram muito longe um do outro. Em um bom lampejo de jogo coletivo, a equipe trocou passes, envolveu o adversário até Michael liquidar o jogo. Com David Luiz e Rodrigo Caio de volta, a zaga voltou a fazer um jogo sólido e cumpriu boa atuação.

Atlético: muita marcação, pouca inspiração

Os atleticanos entraram com uma proposta clara: congestionar o meio, forçar o Flamengo ao erro e tentar explorar os contra-ataques. Os visitantes executaram bem sua proposta defensiva, mas foram falhos nas tentativas de saídas rápidas. Após o gol sofrido, a equipe teve que sair um pouco mais e deixou mais espaços para o Fla infiltrar.

Cronologia

Aos 43 minutos do primeiro tempo, Everton Ribeiro e Isla fizeram uma boa combinação pelo lado direito, o chileno cruzou e Michael bateu para abrir a contagem. Aos 28 minutos, o time do Flamengo fez linda jogada coletiva e Michael arrematou para o gol.

Lembrança: homenagens para Marília Mendonça

A cantora Marília Mendonça e as outras quatro vítimas do acidente aéreo foram lembradas antes de a bola rolar. Um minuto de silêncio foi observado e a homenagem foi registrada também nos telões do Maracanã. A cantora era torcedora do clube e foi homenageada pelo Rubro-negro nas redes sociais. O clube goiano também manifestou seu pesar pela tragédia e atuou com uma fita negra em seu uniforme.

Gramado volta a ser vilão

O gramado do Maracanã passa por reformas periódicas, mas nunca está na condição desejada pelos jogadores. No jogo desta noite, o campo foi alvo de reclamações explícitas de Gabigol, por exemplo. Após uma bola perdida, o camisa 9 apontou para o campo e reclamou.

Dia de rodada dupla

A diretoria do Flamengo aproveitou o jogo diante do Atlético para turbinar o basquete. Como o "Orgulho da Nação" encararia o Mogi no Maracanãzinho, o Fla abriu as portas para quem já tinha ingresso para o duelo diante dos goianos. Com esse reforço extra na arquibancada, os rubro-negros atropelaram a equipe do interior paulista e venceram por 116 a 73.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X ATLÉTICO-GO

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 5 de novembro de 2021, sexta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Michael, aos 43 minutos do primeiro tempo; Michael, aos 28 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Gabigol, Andreas Pereira (FLA); Igor Cariús (ATL)
Cartões vermelhos:

Flamengo: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Ramon; Arão, Andreas (Thiago Maia), Everton Ribeiro (Vitinho) e Michael (Rodinei); Bruno Henrique (João Gomes) e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho

Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu (Montenegro), Wanderson, Éder e Igor Cariús; Marlon Freitas, Willan Maranhão, Gabriel Baralhas (Toró) e João Paulo; André Luís (Zé Roberto) e Janderson (Oliveira) Técnico: Eduardo Souza