Topo

Brasileirão - 2021

Momento do Grêmio alimenta rivalidade e faz do Gre-Nal 'decisão sem título'

Gre-Nal vale pela 30ª rodada do Brasileiro, mas já é considerado decisivo - Pedro H. Tesch/AGIF
Gre-Nal vale pela 30ª rodada do Brasileiro, mas já é considerado decisivo Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

06/11/2021 04h00

Um jogo da 30ª rodada do Brasileiro, naturalmente, não é decisivo. Muito pode acontecer nas oito (ou mais, pois há times com jogos atrasados) rodadas que ainda estão pela frente. Mas o clássico Gre-Nal de hoje (6) virou "decisão sem título" pela situação do Grêmio na classificação.

O jogo está marcado para as 19h (de Brasília), no Beira-Rio. Em penúltimo, o Tricolor luta contra a zona de rebaixamento. Ao Inter, cabe tentar afundar ainda mais o rival no desespero.

Depois de um bom rendimento, apesar da derrota, contra o Atlético-MG, o Grêmio entende que cresceu. As esperanças estão renovadas e uma vitória contra o Inter pode virar alavanca para deixar a degola. A epopeia gremista teria início numa "final" contra o rival.

Já os colorados enxergam no duelo a chance de encaminhar o rebaixamento do tradicional oponente. Ainda que faltem muitos jogos pela frente, a conquista pode abalar ainda mais o psicológico já bastante frágil da equipe azul, branca e preta.

E tudo isso com somente torcedores do Inter presentes. Punidos pela invasão de campo que sucedeu o jogo contra o Palmeiras, os torcedores do Grêmio estão proibidos de entrar no Beira-Rio para acompanhar o confronto.

Para uma "decisão", ainda que não tenha título em jogo e o campeonato não acabe, o ambiente será propício. Com toda sua carga de ingressos comercializados, o Internacional espera 25 mil pessoas —capacidade máxima liberada pelos órgãos competentes— no Gigante.