Topo

Grêmio

Revés no Beira-Rio deixa Grêmio em situação alarmante com tabela 'zerada'

Borja lamenta chance perdida pelo Grêmio em partida contra o Internacional - Pedro H. Tesch/AGIF
Borja lamenta chance perdida pelo Grêmio em partida contra o Internacional Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colaboração para o UOL, de São Paulo

07/11/2021 04h00

Um dos principais argumentos gremistas na conta contra o rebaixamento era o fato de que o Tricolor estava com jogos a menos na tabela do Brasileirão. Porém, depois de uma semana cheia, de resolução de pendências e que terminou com uma dolorida derrota para o arquirrival Inter, neste domingo (7), há um retrato real da situação do time no campeonato. Um retrato alarmante, num momento em que, por algumas horas, a tabela estará "zerada", antes da entrada em campo de alguns clubes a serem perseguidos.

Com exceção de Chapecoense e Sport, que já estão no Z4 mesmo com jogos a mais, todos os que lutam contra o rebaixamento estão com os mesmos 29 jogos disputados, acabando assim com aquilo que ainda poderia ser visto como "trunfo" gremista.

A conta do Grêmio, no momento, é que eles precisam de sete pontos para se livrar da possível terceira queda, levando em consideração que o Bahia, primeiro fora do Z4, soma 33 pontos. Estamos falando, então, de uma diferença que só pode ser tirada em três rodadas de jogo, restando apenas nove para o final da competição.

Essa é a situação agora, após os três jogos disputados ontem (6). Ela pode ficar mais complexa ao fim da rodada, após os jogos do próprio Bahia e também de Santos e Athletico, que somam 35 pontos.

Todos os três têm missões importantes para o dia de hoje. O Bahia recebe um oscilante São Paulo, que tenta se firmar no meio da tabela, o Santos tem o clássico contra o Palmeiras e o Athletico fará a prévia da final da Copa Sul-Americana contra o Red Bull Bragantino.

Ainda que o Grêmio confie na possibilidade de vencer os seis jogos em nove que tem pela frente, não é tempo mais para ignorar os jogos dos concorrentes próximos.

Vale lembrar que a partida extra que o Grêmio tem pela é contra o Flamengo, ainda sem data definida, e que a tabela também prevê um confronto direto com o Bahia. Mas também aponta confrontos com times que ainda sonham com classificação para a Libertadores.

O primeiro desses ambiciosos é o Fluminense, que é o oitavo colocado. Os dois se enfrentarão na terça-feira (9), em uma Arena do Grêmio sem torcida.

Grêmio