Topo

Corinthians

OPINIÃO

Vitor Guedes: 'Não tem cabimento Renato Augusto de falso 9. Ele é meia'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/11/2021 04h00

A vitória sobre o Fortaleza, ontem (6), foi importante para o Corinthians na luta por vaga no G4 do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória, marcado por Cantillo, saiu na reta final do jogo, após substituições que mudaram o panorama da partida.

Na Live do Corinthians, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Timão, Vitor Guedes e Ricardo Perrone criticaram a opção do técnico Sylvinho em escalar o time com Renato Augusto como centroavante.

"É chato ser engenheiro de obra pronta, mas a gente tem falado... Falei isso na live passada. Você que está vendo, é ao vivo. Não tem cabimento Renato Augusto de falso 9. Sylvinho não é o Guardiola. Renato Augusto é meia. Ele [Renato Augusto] de 9... Ele [Sylvinho] mata o Renato Augusto, que deixa de ser um meia e não faz nada. Sobrecarrega o Giuliano e o time não faz nada. O Jô entrou aos 29 do segundo tempo. Aos 29 do segundo tempo o Renato veio para o meio, o Corinthians chutou uma bola na trave com o Renato Augusto, Giuliano perdeu gol, Mosquito perdeu gol, Roger Guedes perdeu gol, e saiu o gol do Corinthians. O Corinthians fez em 15 minutos mais do que fez o jogo inteiro por uma questão óbvia: colocou um 9 no lugar do 9", disse Vitor Guedes.

"O Jô já tinha entrado bem contra a Chapecoense. Apesar de a torcida pegar no pé dele, deu movimentação ao time, e hoje de novo. Entrou e deu o passe para o Cantillo, que tinha acabado de entrar também. Cantillo, Mosquito e Jô, que entraram no segundo tempo, melhoraram o time do Corinthians. Não que o Renato Augusto estivesse mal, mas ele não é 9. Jogou cinco minutos na posição dele e jogou muito mais que no resto do jogo", completou.

Ricardo Perrone, colunista do UOL Esporte, concordou com o companheiro e alertou que Sylvinho tem de buscar a melhor performance dos jogadores. Além disso, apontou que, com Renato Augusto de 'falso 9', o Timão perde no encaixe do meio de campo.

"Concordo com tudo. Tem duas grandes verdades que esse jogo deixa: o Renato não pode jogar de falso 9 e o Mosquito tem de ser titular. No momento é quem está jogando melhor. E o Renato... Sabe o que parece? A impressão que eu tenho é que, na cabeça do Sylvinho, o time está na primeira fase do Campeonato Paulista e ele fala: 'Dá tempo para o menino aí que ele vai aprender a jogar de falso 9. Tem a primeira fase, até terminar o campeonato ele aprendeu'. Sylvinho, não tem tempo, tem de brigar por essa vaga na Libertadores, tem de colocar os caras para jogar onde cada um joga melhor. E se coloca o Renato como centroavante, não é que perde só o centroavante, desarruma o meio de campo. Coloca o cara que é muito bom de passe lá na frente, e quem vai passar? Aí tem de mexer no time todo no segundo tempo. Acho que já está muito claro isso e não tem o porquê insistir", apontou.

Perrone, então, leu mensagens do chat e alguns torcedores concordavam com as explanações dos jornalistas na live. "O que a gente falou aqui, é o que a torcida está vendo. Eu não estou conseguindo entender qual é a dificuldade do Sylvinho em enxergar essas coisas. São coisas óbvias", afirmou Perrone.

Vitor Guedes, então, voltou a lembrar a mudança de postura da equipe após as substituições: "O Renato Augusto no meio já melhora muito o time do Corinthians".

Perrone completou o raciocínio do companheiro: "É só a gente ver o que aconteceu quando ele colocou o Renato Augusto no meio. Parecia outro time. Quando coloca o Renato ali, a coisa muda completamente. E sem o Renato, é um desespero para sair com a bola. Tanto que o João Victor, zagueiro, teve de sair, distribuir. Vamos lembrar os minutos finais, mas temos de lembrar como foi o início do jogo, com o Fortaleza empurrando e o Corinthians sem conseguir fazer a sua principal arma, o passe curto. Acho o Jô uma boa arma para o segundo tempo, mas, do jeito que a coisa está pintando aí, põe para começar o jogo e ver o que acontece", pediu.

Vitor Guedes, então, ressaltou ser possível atuar sem um centroavante de ofício e lembrou que o Corinthians já teve conquistas importantes utilizando este esquema.

"O Corinthians foi campeão do Brasileiro em 2011 e da Libertadores em 2012. Em 2011, o Liedson foi importantíssimo na campanha. Em 2012, estava meio sem joelho e não conseguia jogar o jogo inteiro, perdeu a posição. Só que o Tite não inventou o Danilo de falso 9, o Alex de falso 9, ele jogou sem 9. Jogava o Emerson na esquerda, o Jorge Henrique na direita, e Danilo e Alex, cada hora entrava um. Dá para jogar assim. Se está jogando sem 9, joga sem 9, não perde um cara lá. E se precisar de 9, coloca alguém da posição. E além de tudo, o cara joga muito no meio. Qual time no Brasil hoje tem um Renato Augusto para abrir mão da função de 8?", questionou.

A próxima edição da Live do Corinthians será na quarta-feira (10), logo após a partida contra o Atlético-MG pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Corinthians