Topo

Brasileirão - 2021

Como o Gre-Nal impacta para Grêmio e Inter no restante da temporada

Taison cabeceia e anota gol pelo Internacional sobre o Grêmio em clássico do Brasileirão 2021 - Divulgação/SCI
Taison cabeceia e anota gol pelo Internacional sobre o Grêmio em clássico do Brasileirão 2021 Imagem: Divulgação/SCI

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/11/2021 04h00

Sempre que há um clássico, a frase, cuja autoria é atribuída ao ex-dirigente do Inter, Ibsen Pinheiro, toma as avaliações pós-jogo. "O Gre-Nal arruma ou desarruma a casa", costumava citar. O do último sábado (6) não foi diferente. Por um lado, ampliou o desespero do Grêmio na zona de rebaixamento, e por outro foi a glória que o Inter não teria na temporada.

O Colorado venceu por 1 a 0 o clássico da 30ª rodada do Brasileirão.

O Grêmio via no enfrentamento com o tradicional oponente a chance de ganhar motivação na luta contra a queda para Série B. Vencer o Inter era alicerce de uma reconstrução que precisava acontecer rapidamente, dada condição de tabela. Mas não aconteceu.

A derrota no campo do Beira-Rio não significou apenas a inalterada penúltima colocação, com 26 pontos, mas também o crescimento na possibilidade de rebaixamento. Agora são apenas nove jogos a realizar, com 27 pontos em disputa.

Não bastasse isso, o Grêmio teve o reflexo contrário do que almejava no grupo. Ao invés de catapultar a moral para o alto em busca de recuperação, viu o psicológico se abalar ainda mais. Irritados com a provocação do rival, os jogadores voltaram ao campo ao fim do jogo e por pouco o clássico não terminou em pancadaria.

Resta ao Grêmio, agora, buscar forças para um novo desafio. É preciso tirar uma margem considerável de pontos para manter o sonho de evitar o rebaixamento —são nove pontos atrás do Santos, que está na 16ª posição. A casa está mais desarrumada do que antes, sem dúvida.

Já para o Inter, o clássico significava a última chance de comemorar na temporada. Sem chances reais de título no Brasileiro, vencer o Grêmio poderia amenizar mais um ano sem conquistas. O Colorado perdeu o Gauchão e foi eliminado prematuramente da Libertadores e da Copa do Brasil.

Com a meta de afundar o rival, o time vermelho se preparou. Os jogadores estavam engasgados com as provocações dos oponentes nos últimos anos. E conseguiram, em campo, mostrar todo reflexo disso.

Com atenção absoluta a cada detalhe, o Colorado venceu. E isso não impactou tanto assim na tabela de classificação, já que o time segue em sétimo com 44 pontos. A vaga na próxima Libertadores, ainda que na fase preliminar, está próxima. Mas o lado psicológico ganhou muito.

O Gre-Nal arrumou a casa vermelha e deu, ao fim de 2021, um motivo para a torcida celebrar. Como fizeram no Beira-Rio, ao som de "Arerê", adaptado para cornetar o rival.