Dentinho livre no mercado: veja números do atacante nos últimos dez anos
Formado nas categorias de base do Corinthians, o atacante Dentinho se despediu nesta manhã do Shakhtar Donetsk, clube que defendeu por quase uma década após deixar o futebol brasileiro.
Logo depois de ficar livre no mercado da bola, o nome do jogador - que é corintiano fanático - foi colocado nos trending topics do Twitter e dividiu torcedores da equipe paulista, que repercutem um possível retorno do jogador, hoje com 32 anos, para o ano que vem - a janela de transferências está fechada.
Para alguns, uma possível parceria do atacante com Roger Guedes no ataque é vista com bons olhos. Outros acreditam que o clube poderia se reforçar com outros nomes, citando a idade avançada do atleta.
O UOL Esporte reuniu alguns números de Dentinho em sua passagem pelo Shakhtar que começou em 2011 - e pelo Besiktas, onde atuou por uma temporada emprestado. Os dados são do Transfermarkt.
Poucos gols
Defendendo a camisa da equipe ucraniana, Dentinho fez 197 jogos e marcou 29 gols, uma média de 0,14 gol por partida. Habitualmente, o jogador atuava pela faixa central do ataque, mas também era escalado na ponta esquerda de maneira esporádica.
A temporada 16/17 foi a que ele balançou as redes mais vezes: foram seis gols (cinco em 23 jogos do Campeonato Ucraniano e um nos seis duelos que fez pela Liga Europa).
No quesito assistências, o índice é menor ainda: em quase 200 confrontos, foram 16 passes para gol - apenas dois deles foram executados em torneios continentais.
Em relação às lesões, o jogador ficou afastado do Shakhtar nove vezes desde 2011 - quatro delas se deram na temporada 18/19. Naquela época, ele perdeu 13 jogos de sua equipe.
Já pelo Besiktas, Dentinho não marcou gols ou assistências nas nove partidas em que esteve em campo - ele jogou pela equipe turca logo depois de ser contratado pelo Shakhtar, que optou pelo empréstimo para que o atleta ganhasse experiência.
Por fim, há vários títulos conquistados na Europa: seis Campeonatos Ucranianos, cinco Copas da Ucrânia e cinco Supercopas da Ucrânia.
E no Corinthians?
Os números da época em que Dentinho ainda era um garoto são mais simpáticos. Pela equipe paulista, ele marcou 55 gols em 187 jogos, uma média de 0,29 gol por partida - o dobro do que ele anotou na Ucrânia.
O jogador, aliás, o 2° maior artilheiro da equipe no século, à frente de Paolo Guerrero e superado apenas por Jô, que tem cinco gols a mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.