Messi doa aparelho que permite identificar textos e cores a argentino cego
Lionel Messi e sua esposa, Antonella Roccuzzo, presentearam Pablo Tiraboschi, argentino de 36 anos e cego, com um dispositivo de inteligência artificial que permite ler textos e reconhecer cores.
"Foi uma cadeia de favores. Me mandaram um vídeo [do dispositivo] e eu compartilhei. Logo, uma amiga o compartilhou, e chegou ao círculo íntimo da Antonella, assim Leo ficou sabendo. Logo me chamaram da OrCam, companhia com a qual Messi colabora, que promove o uso da tecnologia para pessoas cegas ou com deficiência visual", conta Pablo em entrevista à Next TV.
O dispositivo, que trabalha acoplado a um óculos, é capaz de ler revistas, bulas de remédios, menus de restaurantes, códigos de barras, identificar cores e até mesmo pessoas. Com uma câmera de 13 megapixels, o aparelho realiza tais leituras e transmite as informações ao usuário por meio de uma "voz".
Pablo Tiraboschi descreve o sentimento de receber o presente como "uma emoção enorme". "Vou conhecer outro mundo. O Leo é enorme, é fabuloso", completa o argentino.
O jogador do PSG e sua esposa recorrentemente patrocinam ações sociais ligadas à educação e saúde, por meio da Fundação Leo Messi. No início da pandemia, por exemplo, eles doaram cerca de R$ 3,1 milhões a hospitais argentinos para compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) destinados a profissionais da saúde no combate ao coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.