Grêmio vence Fluminense e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento
O Grêmio tomou um fôlego na luta para escapar do rebaixamento. Foi hoje (9), com a vitória por 1 a 0 diante do Fluminense, em Porto Alegre, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não tira o time gaúcho da zona de rebaixamento e sequer rende subida mínima na tabela, mas garante pontos preciosos para manter a briga. Agora, em suas contas, o time precisa de pelo menos quatro vitórias nos oito jogos restantes.
O placar também encerra a série de quatro derrotas seguidas, contra Atlético-GO, Palmeiras, Atlético-MG e Internacional. É a segunda vitória do time sob comando de Vagner Mancini, que havia comandado a equipe no escore de 3 a 2 contra o Juventude, logo no debute no cargo. Ele assumiu o cargo em 15 de outubro.
Diego Souza, aos 16 minutos do segundo tempo, marcou o gol do jogo. Sem público, a partida na Arena do Grêmio teve, pouco antes da bola na rede, gol do Flu anulado por impedimento.
O que sobrou, do início ao fim, foi ansiedade e nervosismo. A explicação para os nervos segue sendo a matemática. O Grêmio, com a vitória, agora tem 29 pontos. Continua como penúltimo colocado, com seis pontos a menos que o Santos — o primeiro time fora da zona de descenso, que joga nesta quarta-feira (10) contra o Red Bull Bragantino.
O Fluminense, do outro lado, perdeu a chance de ganhar uma posição na tabela. O time segue com 42 pontos.
Na próxima rodada, o Grêmio visita o América-MG e o Fluminense recebe o Palmeiras. O jogo em Belo Horizonte acontece no sábado (13) e a partida no Rio de Janeiro é no domingo (14).
Quem decidiu: Diego Souza
Sem Miguel Borja, convocado pela seleção colombiana, camisa 29 começou a partida. Ainda no primeiro tempo, deu duas boas assistências, mas depois ficou isolado. Na etapa final, ganhou de Nino pelo alto e cabeceou no canto para fazer o gol do jogo.
Quem decepcionou: Cazares
Escalado no ataque, o equatoriano fez um primeiro tempo desconectado do resto do time. Saiu na etapa final.
Douglas Costa tem queda de pressão
A fase do Grêmio é tão difícil que o camisa 10 do time se lesionou sozinho. No banheiro do hotel da concentração, horas antes de a bola rolar. Douglas Costa apareceu no estádio com um curativo na região da sobrancelha e o incidente se revelou. O próprio jogador, em relato feito ao SporTV fora do ar, relatou ter tido queda de pressão e consequente queda. O UOL Esporte procurou o clube gaúcho, que confirmou o caso. O meia-atacante chegou a levar pontos na área do supercílio, mas iniciou no banco de reservas por outro motivo: desgaste.
Diogo Barbosa volta após dois meses
Sem Bruno Cortez, expulso por briga depois do apito final do Gre-Nal, Vagner Mancini resgatou o ex-jogador de Cruzeiro e Palmeiras. Diogo Barbosa não atuava pelo Grêmio desde 9 de setembro, em jogo contra o Flamengo, no Maracanã.
Grêmio começa elétrico
Com 35 segundos, isso mesmo, menos de um minuto de bola rolando, o Grêmio acertou o travessão. Além do lance com chute forte de Elias, o time mostrou enorme intensidade para sufocar o Fluminense na saída de bola. O ritmo, entretanto, tinha claro prazo de validade. O fôlego foi ficando mais raro e as chances passaram a ser mais raras
Fluminense demora, mas quando chega?
O Flu deixou Fred no banco e desenhou uma atuação para explorar velocidade. O problema é que o time demorou para saber lidar com o ritmo frenético do Grêmio no início. Mesmo assim, Brenno foi obrigado a fazer uma arrojada intervenção segundos antes de Cazares receber livre na pequena área. Mais perto do intervalo, o Fluminense encontrou espaços e chegou a ter a posse por um minuto. Tempo usado para desencaixar a defesa e assustar.
Grêmio surpreende no intervalo
Protagonista dos lances de maior perigo ao gol do Flu, Elias Manoel, 19, foi sacado no intervalo para entrada de Ferreira. O meia-atacante saiu por opção técnica, ou seja, não apresentou lesão alguma. A surpresa também foi pela alteração completa da atitude gremista. Mais lento, a equipe da casa passou a ser muito pressionada.
Flu leva gol quando é melhor
A ironia do jogo foi que o Grêmio marcou o gol da partida em meio à escalada do Fluminense. Sim, quando o time visitante começou a se soltar, aproveitar erros de passes e espaços concedidos, houve brecha atrás. Mateus Sarará arriscou o cruzamento e Diego Souza marcou.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 FLUMINENSE
Data e hora: 09/11/2021 (terça-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Cartões amarelos: Lucas Silva, Douglas Costa, Kannemann (GRE); Nino (FLU)
Gols: Diego Souza, aos 16 minutos do segundo tempo (GRE)
GRÊMIO: Brenno; Vanderson, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Mateus Sarará (Darlan) e Campaz (Douglas Costa); Elias Manoel (Ferreira), Alisson (Jean Pyerre) e Diego Souza (Diego Churín)
Técnico: Vagner Mancini
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Calegari (Samuel Xavier), Nino, David Braz e Marlon; André (Fred), Martinelli, Luiz Henrique (Caio Paulista) e Yago Felipe; Kennedy (Abel Hernández) e Cazares (Arias)
Técnico: Marcão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.