Os finalistas da Libertadores vivem momentos bem distintos. De um lado, o Palmeiras ostenta uma sequência de cinco vitórias no Brasileirão e, embalado, está em um de seus melhores momentos na temporada. Do outro, o Flamengo coleciona atuações apagadas, como no empate por 2 a 2 com a lanterna Chapecoense nesta segunda-feira (8).
Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Renato Maurício Prado demonstraram pessimismo quanto às chances rubro-negras na decisão continental. Ambos questionaram se o Flamengo conseguirá se recuperara a tempo para a final contra o Palmeiras, no próximo dia 27, em Montevidéu.
"Sinceramente, acho que agora o Flamengo está começando a ficar em uma situação desesperadora para a Libertadores. O Everton Ribeiro está péssimo. Se o Flamengo não aproveitar essa expulsão para pará-lo uns dez dias para recondicioná-lo e chegar bem na Libertadores, não adianta. Se não puser o Gabigol para perder peso e ganhar velocidade e agilidade, também não vai adiantar", apontou Renato.
Rocha vê o Palmeiras em um estágio mais avançado de preparação para a final da Libertadores. "Vai ter que ser aquela coisa de dar tudo certo no jogo único contra o Palmeiras, mas não dá para entregar tudo ao acaso. O Flamengo não tem esse direito com o orçamento, o time e o elenco que tem. O Palmeiras está fazendo uma preparação super séria, deixando seus jogadores com um bom condicionamento físico e técnico, fazendo testes e botando os jogadores para enfrentar os mais diferentes cenários", comentou o colunista do UOL.
Renato destacou a falta de criatividade do Flamengo, não apenas no duelo contra a Chape. "A verdade é que o Flamengo está desmilinguindo. E não há desfalque que justifique isso. Peguem as escalações do Flamengo, com todas as limitações e as besteiras que o Renato faz. Esse time não pode empatar com a Chapecoense, lanterna do campeonato, e jogando o segundo tempo praticamente inteiro com um a menos. O Flamengo é um deserto de ideias. Cruza a esmo bolas altas sobre a área. Isso me lembra a época do Rogério Ceni, que era uma mediocridade igual", destacou.
Rocha não vê o Fla em condições de chegar à decisão da Libertadores com uma preparação adequada. "O Flamengo está uma bagunça tão grande que não se consegue ver perspectiva. A única coisa que dá para se projetar de forma positiva é o milagre e os onze titulares estarem à disposição para o dia 27. A meta é uma semana todo mundo estar disponível, fazer um período de treinamentos, dar certo e chegar no jogo e todo conseguir render. Hoje, isso soa como utopia. Pode acontecer de tudo em um jogo único com campo neutro, mas não há perspectiva de nada no Flamengo. É só esperança o que o torcedor pode ter", lamentou.
Praticamente fora da disputa pelo título brasileiro, o Flamengo deveria aproveitar as próximas rodadas para poupar alguns dos principais titulares, na visão de Renato. "Os jogadores estão caindo de produção, em má forma técnica. O Flamengo não tem mais nada a fazer no Brasileiro. É pegar os melhores jogadores e botar para recondicionar, para que estejam bem na final da Libertadores. No resto do Brasileiro, bota sub-20 porque não faz mais sentido. O Flamengo não vai sair dos quatro primeiros. Dos seis, menos ainda. Ou seja, já está na fase de grupos da próxima Libertadores. Tem que cuidar agora dessa Libertadores. Não dá para continuar deixando jogar alguns jogadores que estão em péssima forma física e técnica", concluiu o colunista do UOL.
Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será na quinta-feira (11), logo após a partida contra o Bahia pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.