Topo

São Paulo

Série contra G6 é última chance para o São Paulo em busca da Libertadores

Rogério Ceni comanda treino do São Paulo na Bahia, após derrota no Brasileirão 2021 - Rubens Chiri/São Paulo FC
Rogério Ceni comanda treino do São Paulo na Bahia, após derrota no Brasileirão 2021 Imagem: Rubens Chiri/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

09/11/2021 04h00

A campanha do São Paulo no Brasileirão tem feito o torcedor conviver com uma gangorra de expectativas. Depois de cada vitória, o assunto Libertadores volta a rondar o Morumbi. Mas, assim que uma rodada seguinte traz uma derrota, o pensamento passa a ser a possibilidade de ser rebaixado. As próximas três partidas devem seguir para que esse sobe-e-desce tenha um fim e o São Paulo saiba exatamente para o que olhar na competição.

Distante por dez pontos do G6, a equipe de Rogério Ceni enfrenta, em sequência, três times posicionados na zona de classificação para a Libertadores: Fortaleza, fora de casa, Flamengo, no Morumbi, e Palmeiras, fora de casa.

Conseguir um bom número de pontos dos nove possíveis será fundamental para que o São Paulo consiga se aproximar do pelotão. O time paulista ainda não conseguiu figurar na parte de cima da tabela neste Brasileirão.

E a dificuldade de subir está muito ligada ao desempenho contra quem está lá em cima. O São Paulo tem apenas 22,2% de aproveitamento contra os atuais seis primeiros colocados. Foram uma derrota e um empate contra o Atlético-MG, um empate com o Palmeiras, uma derrota para o Flamengo, duas derrotas para o Red Bull Bragantino, uma derrota para o Fortaleza e seu melhor desempenho: um empate e uma vitória contra o Corinthians.

Um bom desempenho nas próximas três rodadas é importante até para a briga contra o rebaixamento. O São Paulo está a sete pontos de distância para o Sport, primeiro time dentro da zona da degola, mas com um jogo a menos. As últimas três rodadas da competição, no entanto, serão contra três times que brigam lá embaixo: Sport e Juventude em casa e América-MG fora.

Os jogos podem significar uma sequência favorável na briga por vaga na Libertadores ou confrontos diretos com o peso do rebaixamento. Tudo depende dos duelos que se avizinham contra a turma do G-6.

Confira a reta final do São Paulo no Brasileirão:

Fortaleza x São Paulo - 10/11
São Paulo x Flamengo - 14/11
Palmeiras x São Paulo - 17/11
São Paulo x Athletico - 24/11
São Paulo x Sport - 28/11
São Paulo x Juventude - 1/12
América-MG x São Paulo - 5/12

São Paulo