Topo

Em casa, Athletico-PR domina o Ceará e vence a segunda seguida

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/11/2021 20h31

O Athletico-PR venceu o Ceará por 2 a 1 na noite deste quarta-feira, 10, na Arena da Baixada, no Paraná, em partida válida pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Renato Kayzer e Pedro Henrique marcaram para o Furacão aos 43 do primeiro tempo e aos 22 do segundo, enquanto Rick, do Vozão, descontou aos 6 da segunda etapa.

Com esse resultado, o Athletico-PR passa a ocupar a 9ª colocação com 41 pontos na competição, abrindo vantagem de dois pontos para o próprio Ceará, que permanece com 39 pontos e na 11ª posição. Na próxima rodada, o Furacão enfrenta o Internacional, no sábado (13), às 19h (de Brasília), no Beira-Rio. No dia seguinte (14), o Ceará recebe o Sport, às 19h, na Arena Castelão, em Fortaleza.

Foi bem: Marcinho multiuso na equipe

Marcinho não abriu o marcador e muito menos é o artilheiro da equipe no campeonato, mas saíram dele as principais jogadas ofensivas da equipe mandante. Lateral-direito, desenvolveu muitas vezes funções de meia de ligação e até mesmo atacante. Com ele, a redonda percorreu boa parte da Arena, chegando inclusive aos pés de Renato Kayser, que recebeu dele o passe para marcar.

Foi mal: Abner perde bolas e atrapalha Furacão

Abner Vinícius, do Athletico-PR, não estava em sua melhor noite. Embora tenha tentado ajudar em alguns momentos cruciais, perdeu aproximadamente 15 bolas decisivas ao longo do jogo que poderiam ter dado um rumo diferente ao resultado bem antes do segundo gol marcado por Pedro Henrique para fechar o marcador. Com isso, acabou sendo substituído logo no começo da segunda etapa por Pedrinho.

Renato Kayzer marca retorno com gol

Retornando para a partida após ficar fora da última rodada diante do Red Bull Bragantino por suspensão, Renato Kayzer, apesar de ter desperdiçado algumas chances, foi decisivo na hora de colocar o Athletico-PR em vantagem pela primeira vez no jogo e mostrar o motivo de ser o artilheiro da equipe na competição.

Vina do jeito que os torcedores gostam

Vina tem voltado a ser o jogador decisivo que os torcedores se acostumaram a ver no Ceará. Autor do passe para Mendonza e que logo depois resultou no gol de Rick, o meia é o líder de assistência do Vozão, com sete contabilizadas até o momento. Muito participativo, e sempre chamando a responsabilidade, fez com que todas as poucas oportunidades de gol passassem por ele.

Athletico-PR pressiona, domina e cansa

O Furacão praticamente dominou toda a partida, sendo mais ofensivo e decisivo graças à movimentação e jogadas iniciadas por Terans e Kayzer. Reflexo desse domínio diante da equipe cearense foi a quantidade de chutes a gol das equipes durante a primeira etapa. Enquanto os visitantes chutaram apenas cinco vezes, os mandantes chutaram nove. A equipe, no entanto, perdeu um pouco o ritmo de ataques na segunda etapa, principalmente depois do gol sofrido logo no começo, mas não abaixou a cabeça e continuou apostando na ofensividade.

Confira os gols do Athletico-PR


Ceará irreconhecível na Arena da Baixada

Ao contrário do Furacão, o Vozão ofensivo e com jogadas de contra-ataque que os torcedores estão acostumados quase não apareceu no jogo, sendo possível observar essas características apenas em alguns momentos da segunda etapa. Com um estilo reativo, a equipe pouco saiu para o jogo nos primeiros minutos e as bolas não conseguiam sequer chegar a Mendonza, um dos poucos homens de referência na equipe cearense. Em uma das poucas vezes que chegou, o gol saiu.

Confira o gol do Ceará

100% da capacidade na Arena

Essa foi a primeira partida na Arena Baixada com 100% da capacidade para torcedores permitida desde a proibição da presença dos mesmos em estádios do Paraná. O decreto que autorizou a quantidade máxima foi publicado no último dia 4, pela prefeitura de Curitiba, antes disso, apenas 50% do público estava permitido.

Cronologia

O jogo começou com o Athletico-PR pressionando o Ceará a todo instante, mas o primeiro gol do jogo saiu apenas aos 43, com Renato Kayzer. O Vozão voltou diferente no segundo tempo e igualou o marcador logo aos 6 minutos, com gol de Rick, mas Pedro Henrique colocou o Furacão em vantagem novamente poucos minutos depois.

FICHA TÉCNICA:
ATHLETICO-PR 2 x 1 CEARÁ

Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data e hora: 10/11/2021 (quarta-feira), às 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires
Cartões amarelos: Christian (CAP), Abner (CAP), Renato Kayzer (CAP), Santos (CAP) e João Ricardo (CEA)
Cartões vermelhos: Fernando Sobral (CEA)
Gols: Renato Kayzer (CAP), aos 43 do primeiro tempo; Rick (CEA), aos 6 do segundo tempo; Pedro Henrique (CAP), aos 22 do segundo tempo.

Athletico-PR: Santos, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Nico Hernandez, Marcinho, Erick (Fernando Canesin), Christian, Abner (Pedrinho), Nição, David Terans (Pedro Rocha) e Renato Kayzer. Técnico: Alberto Valentim.

Ceará: João Ricardo, Bruno Pacheco (Yony González), Fernando Sobral, Mendonza (Lima), Gabriel Lacerda, Fabinho (Oliveira), Marlon (Cléber), Vina, Rick (Erick), Klaus e Gabriel Dias. Técnico: Tiago Nunes.