Árbitro justifica pênalti ao Fla em áudio do VAR: 'Vejo pegar no bíceps'
A CBF divulgou na tarde de hoje (12) o áudio do VAR no polêmico lance do pênalti a favor do Flamengo, convertido por Gabigol, que abriu o placar na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia e que gerou muita revolta por parte do Tricolor baiano. No arquivo é possível ouvir o árbitro Vinícius Gonçalves Dias justificar sua decisão alegando que a bola pegou no "bíceps" do zagueiro Conti.
No diálogo, ainda que não fique tão claro qual é a sua opinião, o árbitro responsável pelo VAR, Elmo Alves Resende Cunha, tenta alertar seu companheiro sobre um toque no peito do defensor. Confira abaixo:
Elmo - "Vinícius, narra novamente para mim o que você viu".
Vinícius - "Eu vejo um bloqueio com a mão na altura... Mais alto que o ombro. Vejo pegar na mão".
Elmo - "Recomendo revisão porque a bola bate no peito do jogador e vai no braço. O braço que está aberto não tem o toque".
Neste momento, enquanto Vinícius Gonçalves Dias se direciona para a cabine do VAR, alguns jogadores do Bahia o abordam, até que o meia Diego, do Flamengo, também se aproxima e o árbitro engata um breve diálogo com o camisa 10 rubro-negro, tentando acalmá-lo:
Vinicius - "Calma, eu vou analisar, Diego".
Diego - "Pelo amor de Deus!".
Vinicius - "Você me conhece, Diego".
Na sequência, Vinícius Gonçalves Dias analisa as imagens do lance na cabine do VAR e chega a conclusão de que a bola pegou no bíceps de Conti. Elmo, então, faz o alerta sobre o toque no peito, mas o árbitro segue firme em sua decisão e mantém o pênalti:
Vinicius - "Elmo, eu vejo a bola pegar no bíceps dele".
Elmo - "Eu vou te mostrar que não tem o toque. Qual braço você está falando? O direito ou o esquerdo?".
Vinicius - "O direito".
Elmo - "Ela bate no peito e vai no bíceps".
Vinicius - "Eu concordo com o que você fala, mas ele (Conti) está numa ação de bloqueio, ele corre o risco e pega no braço. Eu vou manter a penalidade".
Elmo - "Ok. Tranquilo".
Expulsões tiveram decisão mais rápida
As expulsões do meia Diego, do Flamengo, e do atacante Rossi, do Bahia — após agressões mútuas no segundo tempo — tiveram uma decisão mais rápida por parte de Vinícius Gonçalves Dias. Eis abaixo o diálogo do árbitro com a cabine de VAR:
Elmo - "Esse é o ponto de contato do cotovelo no rosto do jogador, ok?"
Vinícius - "Eu consigo ver o movimento de agressão?"
Elmo: "O movimento adicional, para mim, no rosto com força, com o cotovelo no jogador".
Vinícius: "É, ele vai de encontro com o jogador e dá a cotovela. Perfeito. Essa decisão, cartão vermelho para o número 7".
Elmo: "Agora, na sequência, vou te mostrar que o jogador 10 segura o pescoço do jogador...".
Vinícius: "Tá, tá bom. Minha decisão de campo: cartão vermelho para o 7 do Bahia e vou tirar o amarelo para o 10 do Flamengo e vou dar o vermelho".
CBF demite presidente da Comissão de Arbitragem
Um dia após a polêmica — que contou até com uma ameaça do Bahia não voltar a campo — A CBF anunciou, na manhã de hoje, que desligou Leonardo Gaciba da chefia da comissão de arbitragem nacional pouco mais de dois anos após ele iniciar no cargo.
Em comunicado, a entidade informou que a decisão se deu em "entendimento mútuo" entre as partes. A CBF afirmou ainda que iniciou processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que vem sendo alvo de críticas por conta de erros e polêmicas decisões no Campeonato Brasileiro.
"A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF", informou a CBF.
Também ex-juiz, o mineiro Alício Pena Júnior vai assumir o cargo do gaúcho Gaciba interinamente. Ele, que era o vice na função, será o homem-forte da arbitragem brasileira até o final da temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.