Topo

São Paulo

SPFC ganha macacões tecnológicos para melhorar preparação e evitar lesões

Macacões tecnológicos que serão recebidos pelo São Paulo serão confeccionados com as cores do clube - Divulgação/i-Motion
Macacões tecnológicos que serão recebidos pelo São Paulo serão confeccionados com as cores do clube Imagem: Divulgação/i-Motion

Denise Mirás

Colaboração para o UOL

13/11/2021 04h00

O São Paulo segue recebendo itens para a reformulação do Reffis, o seu núcleo de reabilitação esportiva fisioterápica e fisiológica. Para ajudar na recuperação mais rápida de lesões e conseguir mais eficiência na preparação física, o clube ganhou macacões com eletrodos que ajudarão nos treinamentos dos jogadores.

O material vem da Espanha e foi desenhados especialmente para potencializar o trabalho de grupos musculares mais usados no futebol. Eles foram conseguidos pelo chamado "conselho de notáveis" que o clube montou, sob o comando de Turíbio Leite, para auxiliar na reformulação do CT da Barra Funda e do Reffis.

Ao todo são seis macacões destinados aos jogadores do São Paulo. Eles serão personalizados nas cores do clube. A eletroestimulação já é utilizada há anos em fisioterapia. Grupos de músculos têm contração voluntária, mas movimentos podem ser inibidos, por exemplo, por uma cirurgia. Na reabilitação - recuperação de força, volume e tônus no pós-cirurgia dessa musculatura "desacordada" - são usados eletrodos para provocar a contração muscular involuntária, acelerando e potencializando resultados.

Macacões ajudarão a potencializar a preparação dos atletas do São Paulo - Divulgação/i-Motion - Divulgação/i-Motion
Macacões ajudarão a potencializar a preparação dos atletas do São Paulo
Imagem: Divulgação/i-Motion

"Do âmbito da reabilitação, os eletrodos passaram a ser usados para condicionamento físico, resultando em mais eficácia nos resultados", diz Gerseli. "Agora, esses macacões já fazem parte de todo o processo de treinamento. São utilizados por clubes da Bundesliga (campeonato alemão), por exemplo. Mas esses que chegam para o São Paulo são os primeiros que foram confeccionados com mais eletrodos concentrados em grupos musculares específicos do futebol, localizados em pernas, glúteos e abdômen. Vão acelerar resultados, no movimento de gestos esportivos usados nesse esporte, potencializando o condicionamento físico", explica Gerseli Angeli, especialista em fisioterapia e membro do "Conselho de Notáveis" comandado por Turíbio.

Com mestrado na área de eletroestimulação e doutora em Fisiologia do Exercício, Gerseli Angeli está no Conselho de Notáveis como especialista em Fisioterapia ao lado de outros PhDs reunidos por Turíbio, em apoio ao São Paulo. Os outros são Fernando Fernandes (Pediatria) e Cláudio Káter (Endocrinologia), que atuarão principalmente junto às equipes de base, José Roberto de Brito Jardim (Pneumologia), Júlio Cerca Serrão (Biomecânica), Antônio Herbert Lancha Junior (Nutrição), e o ex-jogador do próprio São Paulo Kaká, eleito melhor do mundo pela Fifa em 2007.

"São autoridades em suas áreas e torcedores do São Paulo", explica Turíbio. Ele foi responsável pelo REFFIS por pelo menos uma década, a partir de 2000, quando o clube já vinha se destacando como ponta na aplicação da tecnologia no futebol.

O São Paulo admite abertamente a necessidade da reformulação do Reffis e do CT da Barra Funda. O entendimento da cúpula são-paulina é que o problema não é os funcionários que trabalham no departamento médico. A avaliação é de que tanto quem está no Reffis quanto a comissão técnica são pessoas qualificadas para a função. O fisioterapeuta Ricardo Sassaki, por exemplo, faz parte da comissão técnica de Tite na seleção brasileira.

Por isso, a avaliação é que o principal problema é o maquinário que compõe o Reffis. Falta ao local itens de última geração que poderiam acelerar o processo de recuperação de lesões de alguns atletas. Um deles é uma câmara hiperbárica, que ajuda a otimizar a recuperação dos atletas. Ela está prevista para chegar nas próximas semanas, também conseguida pelo "conselho de notáveis". O Corinthians, por exemplo, já tem uma desde o ano passado.

São Paulo