Topo

Renato Gaúcho vê Flamengo no planejamento certo para final da Libertadores

Renato Gaúcho orienta a equipe do Flamengo no jogo contra o São Paulo no Morumbi - Guilherme Drovas/AGIF
Renato Gaúcho orienta a equipe do Flamengo no jogo contra o São Paulo no Morumbi Imagem: Guilherme Drovas/AGIF

14/11/2021 18h56

Após a goleada por 4 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, o técnico Renato Gaúcho falou várias vezes na coletiva que o Flamengo está no caminho certo. O treinador citou que o planejamento feito está sendo seguido para que o time chegue bem na final da Libertadores, contra o Palmeiras no dia 27, em Montevidéu (URU).

"A gente faz o possível para jogar bem sempre. Seguimos nossa programação, feita há alguns dias. Tivemos um tempo maior para recuperar e treinar os jogadores. O Flamengo tem sido diferente hoje, pois fica difícil [com jogos] a cada três dias. Enfrentamos uma grande equipe e, não só pelos quatro gols, mas pelas oportunidades que criamos, o time se saiu muito bem tanto na parte tática quanto na técnica. É importante enfrentar grandes equipes e jogar bem em um momento como esse. Não tem favoritismo no próximo dia 27, mas é importante chegar com os jogadores em alta", declarou.

Muito questionado sobre o atacante Michael, Renato Gaúcho elogiou o jogador, mas negou algum toque especial e fez questão de dizer que todo o elenco está crescendo

"Orientação que dou para o Michael é igual a de todos os outros jogadores. A melhor maneira de bater na bola e procuro ensinar a melhor maneira para dificultar a defesa do goleiro. Ele driblou o adversário no primeiro lance e chutou com peito do pé em cima do goleiro e isso facilita muito. Fiz um gesto para ele tirar no sentido contrário, isso dificulta muito a defesa. Procuro, no dia a dia, mostrar para ele e peço para que façam nos jogos. Estamos falando do Michael, mas ensino para todos jogadores", comentou.

"O mais importante é a fase do Michael, que é o goleador do Brasileiro. Isso não é pouca coisa. Ele vem crescendo de produção, com jogadas e um gol mais bonito que o outro. Torcemos bastante para que o Arrascaeta também se recupere e aí é essa dor de cabeça do treinador. É melhor ter dúvidas para escalar a equipe do que não ter opções. Assim como o Michael, outros jogadores estão subindo de produção na hora certa. Ainda temos outros jogos no Brasileiro para observar outras coisas e seguir brigando pelo título", emendou.

Confira os outros trechos da coletiva

Rendimento do time

Objetivo é esse, independente do adversário, temos que seguir nosso planejamento e foi isso que combinamos. Prometi ao torcedor que o time seria outro até o dia 27 e os jogadores estão mostrando isso em campo. Objetivo é dar ritmo a todos e recuperar quem está no departamento médico. Não sabemos o que vai acontecer até lá, com quem vamos poder contar. É importante ter o grupo 100% para a final da Libertadores.

Fla na marcação pressão

A gente treina para isso. Nem sempre a gente consegue, mas treinamos para isso, marcar em cima para tentar roubar essa bola como aconteceu no primeiro gol. Treinamos sempre que possível, é uma tática que temos e procuramos colocar em prática durante os jogos. Hoje, mais uma vez, deu certo.

Opção de Renê na vaga de Ramon

O importante é que temos três grandes laterais. Seguimos nosso planejamento, não posso ficar somente no Ramon. O Filipe Luís está no departamento médico, torcemos para voltar o mais rápido possível, mas se isso não acontecer preciso ter um plano A, B e C. Tenho que ter o Renê também com ritmo e ele jogou muito bem. Até o dia 27 ainda tem muita coisa para acontecer e e tenho certeza de quem entrar vai dar conta do recado.