Topo

Renato Augusto 'contraria' Sylvinho e brilha em seu retorno ao meio-campo

Renato Augusto já é um dos destaques do Corinthians no Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Renato Augusto já é um dos destaques do Corinthians no Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo

15/11/2021 04h00

Renato Augusto é um jogador-chave para as pretensões do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Responsável por ditar o ritmo da equipe, ele voltou a se destacar em sua posição original na vitória sobre o Cuiabá no sábado (13), na Neo Química Arena, mostrando que pode dar mais resultado ao Timão se atuar como um meio-campista.

Na rodada anterior, contra o Atlético-MG, Renato Augusto foi deslocado para o ataque, pois Roger Guedes não queria mais atuar como referência. E não deu certo. Além da derrota por 3 a 0 diante do Galo no Mineirão, o meia não conseguiu fazer o papel de um "falso centroavante", o que gerou muitas críticas ao técnico Sylvinho. Renato Augusto participou bastante do jogo, mas não contribuiu com nenhum passe decisivo e nem finalização.

Contra o Cuiabá, Renato Augusto foi devolvido à sua posição original, com a entrada de Jô no time titular para ser o centroavante de fato. E Roger Guedes foi mantido pelo lado do campo. O resultado foi amplamente superior. O camisa 8 deu 52 passes certos, marcou o segundo gol da vitória por 3 a 2 em um chute de fora da área, fez a assistência para o terceiro gol —marcado por Roger Guedes— e ainda deu um passe para finalização.

O resumo da atuação de Renato Augusto foi feito pelo próprio jogador após a partida. "Às vezes, o jogo te pede algumas situações. Comecei o jogo de 8, depois fui para 10 e fiz o gol. Temos que jogar como o jogo pede. Vindo de trás, eu me sinto melhor. Quero ajudar, quero o que for melhor para o Corinthians", declarou após o jogo em entrevista ao canal Premiere.

Questionado pelo fato de ter trocado um de seus principais jogadores de posição, Sylvinho se defendeu ao elogiar a atuação de Renato Augusto, mas lembrando que ele também já atuou como atacante.

"Ele fez uma grande partida no meio-campo, ele é oriundo do meio-campo. Já tinha feito grandes partidas assim contra o Bragantino e o Palmeiras. É um grande jogador e pode fazer várias funções, para frente e um pouco atrás. A posição de meio-campo para o Renato é oriunda, é onde ele se formou e atuou por muitos anos na vida dele", afirmou o treinador. "O próprio Renato disse que já fez falso 9 com outros treinadores, em outros momentos importantes."

Para a próxima partida, que será na quarta-feira (17), contra o Flamengo, no Maracanã, Sylvinho não deve alterar o posicionamento de Renato Augusto. Em um duelo contra a equipe que o revelou, o camisa 8 atuará na armação de jogadas ofensivas ao lado de Giuliano. Com 50 pontos, o Timão é o quinto colocado e pode terminar a próxima rodada dentro do G4. Para isso, precisa ganhar e torcer por um tropeço do Bragantino diante do Grêmio.