Topo

Botafogo

Retornos, série invicta e estádio cheio inspiram Botafogo para o acesso

Rafael Navarro, do Botafogo, comemora gol. Partida entre Vasco e Botafogo, válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B - ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO
Rafael Navarro, do Botafogo, comemora gol. Partida entre Vasco e Botafogo, válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B Imagem: ANDRÉ FABIANO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/11/2021 04h00

O Botafogo entra em campo hoje (15), às 16h (de Brasília), precisando apenas vencer o Operário em casa para garantir o acesso à Série A do Brasileiro. Ainda na 36ª rodada da Série B, o Glorioso deve ter um ambiente favorável para conquistar o retorno antecipado à elite do futebol nacional.

Com mais de 22 mil ingressos vendidos antecipadamente para o confronto até a noite de ontem (14), a expectativa é de casa cheia no Engenhão. O time, que teve menos de 11 mil torcedores somando os cinco primeiros jogos com a presença da torcida, enfim, deve contar com uma grande massa o empurrando nas arquibancadas.

Esse apoio externo deve favorecer ainda mais a equipe, que é a melhor mandante da competição. Com 14 vitórias e um empate em 17 jogos realizados no Nilton Santos, o Alvinegro tem um aproveitamento de 84,3% em casa e somou 43 dos seus 63 pontos no torneio em seus domínios. Ou seja, 68,3% dos pontos do clube vieram de jogos em casa.

Mais do que o fator campo, o Botafogo também vem de uma série invicta de sete jogos na competição. O último revés, que foi justamente em casa, aconteceu no dia 2 de outubro, no 2 a 1 diante do Avaí pela 28ª rodada.

Dentro de campo, o técnico Enderson Moreira também tem boas notícias. O meia Chay está completamente recuperado de uma lesão no tornozelo direito e deve ser titular. O jogador não atua desde o empate por 1 a 1 com o Goiás, no dia 26 de outubro.

A volta de Chay faz com que o Enderson Moreira ganhe opções para o ataque e fique com duas dúvidas para montar a equipe. A primeira é entre Diego Gonçalves e Warley no ataque, já que Marco Antônio deve seguir entre os titulares. A segunda é uma possível entrada de Hugo na lateral esquerda, para poupar Carlinhos, que está desgastado fisicamente.

Além dele, o zagueiro Joel Carli, que cumpriu suspensão no empate com a Ponte Preta, também está de volta. Gilvan deve retornar ao banco para que o argentino forme a dupla de zaga ao lado de Kanu.

Por outro lado, Enderson irá reencontrar o Operário, algoz de sua primeira derrota no comando do Glorioso, quando viu o Fantasma ganhar por 1 a 0. Porém, o time paranaense já garantiu os 45 pontos e não tem mais grandes pretensões na Série B. Sem chance de subir, o time está sete pontos distante do Z4.

Botafogo