Topo

Palmeiras

Abel Ferreira afasta filhas do futebol e lê Bíblia à distância com família

Abel Ferreira com a esposa Ana Xavier (d) e as filhas Inês (e) e Mariana, ao centro - Edipo Ramone
Abel Ferreira com a esposa Ana Xavier (d) e as filhas Inês (e) e Mariana, ao centro Imagem: Edipo Ramone

Beatriz Cesarini e Bruno Andrade

Do UOL, em São Paulo e Lisboa (POR)

16/11/2021 04h00

Futura presidente do Palmeiras, Leila Pereira tem trabalhado bastante na proposta de trazer a família do técnico Abel Ferreira para o Brasil. O treinador lida muito bem com a distância e, inclusive, faz videochamadas com a esposa Ana Xavier e as filhas Inês e Mariana para fazer leituras da Bíblia. Apesar disso, a saudade é inevitável e Abel luta contra esse sentimento justamente porque prefere manter seus amados longe do mundo do futebol.

Leila conseguiria um feito inédito ao convencer Abel de reunir a família em terras brasileiras. Quando trabalhou no PAOK, na Grécia, o português também preferiu deixar a família no conforto da própria casa em Penafiel, cidade no distrito de Porto.

A reportagem do UOL Esporte apurou que o treinador palmeirense brinca com o fato de as filhas não terem conhecimento de futebol e nem sequer saberem o que é um escanteio. Abel não só brinca, como gosta muito, porque ele prefere manter as meninas afastadas "desse mundo".

Abel Ferreira conheceu a esposa Ana Xavier antes mesmo de se tornar jogador profissional e, já estão juntos há cerca de 25 anos. Os frutos desse amor são Inês, 13, e Mariana, 10. Elas gostam muito de música e são ligadas ao mundo das artes. A mais velha toca piano há anos.

Um dos programas favoritos da família é a leitura da Bíblia. Abel, Ana e as meninas partilham salmos, mesmos distantes. A leitura especial deles é em Salmos 16, em que diz "Seguro estou nos braços daquele que nunca me deixou".

Desde que está no Brasil, há pouco mais de um ano, Abel recebeu a visita da esposa em duas oportunidades e logo se reunirá com Ana novamente, porque ela estará ao lado do marido para a final da Libertadores, em 27 de novembro, entre Palmeiras e Flamengo.

Já Inês e Mariana foram somente uma vez ao Brasil, na época em que estavam de férias escolares, no mês de agosto. Abel aproveitou para levar a família em Holambra, cidade do interior de São Paulo. O fotógrafo brasileiro Edipo Ramone registrou o passeio e contou à reportagem do UOL que todos foram muito simpáticos com ele.

A decisão dos familiares mais próximos de Abel de mudar em definitivo para o Brasil, no entanto, está em modo stand by. O comandante português ainda vê o futuro no Verdão, com quem tem contrato até dezembro de 2022, em aberto. Uma saída logo após o Campeonato Brasileiro ou eventualmente o Mundial de Clubes, no caso da conquista do bicampeonato da Copa Libertadores, é um cenário que há meses está em cima da mesa.

Palmeiras