Topo

Ferdinand relembra "climão" entre Alex Ferguson e Van Nisterlrooy no United

Ruud van Nistelrooy é apresentado no Manchester United por Alex Ferguson, em 2001 - Reprodução/Manchester United
Ruud van Nistelrooy é apresentado no Manchester United por Alex Ferguson, em 2001 Imagem: Reprodução/Manchester United

Do UOL, em São Paulo

16/11/2021 12h00

O ex-zagueiro Rio Ferdinand, ídolo do Manchester United, relembrou uma bronca que o técnico Alex Ferguson deu em todos os jogadores dos Diabos Vermelhos após uma derrota por 3 a 1 contra o Manchester City, em novembro de 2002, no estádio Maine Road — antigo estádio dos Citizens.

De acordo com o ex-jogador, o motivo teria sido uma atitude do atacante Ruud van Nisterlrooy. Após a derrota, o holandês trocou sua camisa com um adversário do City e teria entrado com ela em mãos no vestiário.

"Foi o primeiro dérbi que eu joguei e foi depois daquele momento, no vestiário, que eu me dei conta do que significava [o clássico]", disse Ferdinand em conversa com Vincent Kompany (ex-zagueiro do City), no canal do Youtube FIVE —- que é do próprio Rio Ferdinand.

"Ruud van Nistelrooy, um deus naquele momento, entrou com uma camisa do Manchester City nas mãos e lembro que o Sir Alex Ferguson descarregou toda sua raiva sobre ele, dizendo: 'Se eu voltar a ver um de vocês entrando com uma camiseta do City, nunca mais vão jogar neste clube'", completou.

Ruud van Nistelrooy jogou cinco temporadas no Manchester United. Ele atuou em 219 partidas e marcou 150 gols. No time inglês ele conquistou quatro títulos: um Campeonato Inglês (2002/03), uma Supercopa da Inglaterra (2003), uma Copa da Inglaterra (2003/04) e uma Copa da Liga Inglesa (2005/06).

Já Sir Alex Ferguson é um dos maiores técnicos de todos os tempos. Ele comandou o Manchester United em mais de 1.200 jogos e tem 50 títulos em toda sua carreira — é também o mais vitorioso da história. Em 2019, o escocês apareceu em 2º lugar na lista dos "50 maiores treinadores de futebol de todos os tempos", da revista France Football.