Topo

América-MG empata com Atlético-GO e ganha fôlego para seguir na Série A

Lohanna Lima

Colaboração para o Uol, em Belo Horizonte (MG)

17/11/2021 20h53

Ainda que a confirmação não seja matemática, o América-MG chegou aos tão sonhados 45 pontos, considerado o número mágico ao longo dos anos para a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, na noite desta quarta-feira (17), no Independência, pela 33ª rodada do nacional, deixou o Coelho na nona colocação e mais próximo de seu objetivo. Já o Dragão, com 39 pontos, tinha necessidade de vitória para se afastar do Z4 e começar a pensar em reagir na tabela.

Com o resultado, o América completa três jogos de invencibilidade, com duas vitórias e um empate, e se mantém entre os 10 primeiros colocados na tabela. Já o Atlético-GO chega ao quinto jogo sem vencer, com duas derrotas e três empates em sequência, somando 40 pontos. O Dragão segue próximo da parte de baixo da tabela.

Cronologia do jogo

A primeira etapa foi movimentada, principalmente por parte do América-MG, mas não o suficiente para que o marcador fosse aberto no Independência. Aos 5 da segunda etapa, Brian Montenegro criou uma grande chance de cabeça, que parou em ótima defesa de Matheus Cavichioli. O ritmo do jogo caiu na sequência e as melhores chances só apareceram novamente após os 35, quando Marlon acertou a trave e Rodolfo finalizou mal após ficar com a sobra. O Atlético-GO respondeu com Éder, por cima do gol. Por último, Fernando Miguel defendeu a finalização de Juninho.

Quem foi bem: Ademir

Principal opção nas arrancadas do América rumo ao gol, o atacante foi quem mais apareceu à frente na primeira etapa. No início do segundo tempo, sofreu uma falta quase dentro da área e seguiu se movimentando bastante.

Quem foi mal: Zárate

Jogando um pouco mais aberto pelo lado direito, o meia Zárate não teve o mesmo desempenho de outros jogos. O camisa 99 costuma jogar mais centralizado e a mudança no jogo contra o Dragão não favoreceu o meia, que foi substituído por Juninho Valoura aos 17 do segundo tempo.

Montenegro não foi a solução

Em sua segunda partida no ano como titular, Brian Montenegro foi o escolhido do técnico Marcelo Cabo para substituir Zé Roberto, que vem sofrendo um longo jejum de gols. Apesar de ter sido dele a melhor chance do Atlético-GO na partida, Montenegro ficou muito isolado durante boa parte do jogo e foi substituído, pelo próprio Zé Roberto, na segunda etapa.


O jogo América-MG: mandante cauteloso no início

Apesar de jogar sob seus domínios, o América-MG optou por tentar aproveitar os contra-ataques no início da partida, explorando os espaços deixados pelo Atlético-GO. No entanto, a postura logo mudou após orientações do técnico Marquinhos Santos, que cobrava mais aceleração do time à beira do campo. Daí em diante, o Coelho passou a arriscar mais e teve as primeiras boas oportunidades da partida. Já na segunda etapa, Marquinhos Santos voltou com Ribamar na vaga de Alê, mudando um pouco a configuração da equipe. O ritmo do jogo caiu como um todo.

O jogo do Atlético-GO: início animador, mas queda na sequência

A necessidade do resultado positivo diante do Coelho para se distanciar do Z4 fez com que a equipe goiana buscasse mais as ações iniciais, mas sem levar muito perigo ao gol de Matheus Cavichioli. A equipe passou a se defender tentando acionar os pontas nos contra-ataques, principalmente Janderson pelo lado direito. No entanto, os erros de passes, principalmente perto do gol, foram motivos de chateação para o técnico Marcelo Cabo. Na segunda etapa, Brian Montenegro teve logo de cara uma grande chance de cabeça, que parou em ótima defesa de Matheus Cavichioli.

Esquentou o clima

No início da etapa final, Dudu e João Paulo tiveram uma curta, mas áspera discussão por causa de um lance do jogo. Na sequência, João Paulo, que pareceu estar mais irritado, foi cobrar o escanteio, após a boa chance criada por Montenegro, e os ânimos voltaram a se acalmar entre os atacantes do Dragão.


FICHA TÉCNICA

América-MG 0 x 0 Atlético-GO

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 17/11/2021
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols: -
Cartões amarelos: Igor Cariús (Atlético-GO)
América-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Eduardo Bauermann, Marlon; Lucas Kal, Alê (Ribamar), Juninho; Ademir, Zarate (Juinho Valoura) e Felipe Azevedo (Rodolfo). Técnico: Marquinhos Santos
Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu (Arnaldo), Éder, Pedro Henrique, Igor Cariús (Jeferson); Willian Maranhão, Marlon Freitas, João Paulo (Rickson); Janderson, Ronald (Toró), Montenegro (Zé Roberto). Técnico: Marcelo Cabo