Doze seleções e só três vagas na Copa: como funciona a repescagem na Europa
Classificação e Jogos
A Europa já conhece 10 de seus 13 representantes na Copa do Mundo de 2022: Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha venceram seus grupos nas Eliminatórias e estão garantidos no Qatar. Para definir as três vagas restantes, 12 seleções vão competir em um sistema de repescagem mais complexo que em anos anteriores.
Os times que vão disputar a repescagem são os 10 segundos colocados dos grupos das Eliminatórias (Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte), mais as duas melhores seleções que venceram seus grupos na Liga das Nações 2020-21 e que não conseguiram vaga pelas Eliminatórias —no caso, Áustria e República Tcheca.
As 12 equipes serão divididas em três "mini-torneios" de quatro times, que disputarão semifinais e final, sempre em jogo único. Os três vencedores das finais estarão na Copa. Os seis times de melhor campanha nas Eliminatórias (Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e Gales) são os cabeças de chave e jogam as semifinais em casa; nas finais, o mando de campo será definido por sorteio.
As chaves serão sorteadas em 26 de novembro, em Zurique, na Suíça. Os cabeças de chave não podem se enfrentar nas semifinais, mas podem se cruzar em qualquer uma das três finais —se Portugal e Itália, por exemplo, caírem na mesma chave, só uma delas estará na Copa. Todos os jogos da repescagem acontecerão em março de 2022.
Existe ainda um confronto proibido por questões políticas: Rússia e Ucrânia, países que estão envolvidos em uma guerra por territórios no leste ucraniano desde 2014, não podem cair na mesma chave.
Confira os potes da repescagem europeia:
Pote 1 (cabeças de chave, jogam as semifinais em casa)
Portugal
Escócia
Itália
Rússia
Suécia
Gales
Pote 2 (jogam as semifinais fora de casa)
Turquia
Polônia
Macedônia do Norte
Ucrânia
Áustria
República Tcheca
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.