São Paulo reprovou modelo de camisa "antirracista" feita pela Adidas
O São Paulo teve a chance de participar da ação promovida pela Adidas para a comemoração do dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Flamengo e Internacional lançaram hoje (17) uma camisa alvinegra feita pela empresa alemã.
As camisas dos dois clubes são idênticas, majoritariamente preta e com detalhes em branco. Segundo apurou o UOL Esporte, o São Paulo não aprovou as cores e o material do modelo que foi proposto pela Adidas. Por não ser um traje que seria usado em jogos oficiais, ele não precisa passar pela aprovação do Conselho Deliberativo. O clube prepara ações próprias para o dia da Consciência Negra, mas sem relação com a fornecedora de material esportivo.
Procurada pela reportagem, a Adidas se posicionou por meio de nota oficial. "Para todas as temporadas, a adidas trabalha de maneira conjunta com seus clubes parceiros na criação e aprovação dos uniformes de jogo, treino e roupas de viagem, ficando a critério do regimento de cada clube a definição sobre o uso de terceiras camisas e/ou uniformes comemorativos".
Em contato com a reportagem, o São Paulo confirmou a decisão de não utilizar o modelo. "A camisa não foi aprovada por não estar nos padrões do clube, mas o São Paulo está engajado com a causa e já tem uma série de ações programadas."
Esse não é o primeiro desencontro entre São Paulo e Adidas. A relação está estremecida há algum tempo. Somente em 2021 foram pelo menos três atritos entre empresa e clube por causa de produtos.
O mais recente aconteceu no mês passado. A empresa alemã atrasou a entrega dos modelos de camisas rosas feitas para o Outubro Rosa, de conscientização do combate ao câncer de mama. O São Paulo recebeu os trajes apenas na segunda metade do mês, o que atrapalhou as campanhas elaboradas pelo clube.
Em julho, o clube paulista ficou fora de um vídeo comemorativo pelos 30 anos da Copa do Mundo. O conselho são-paulino discordou do modelo proposto pela empresa alemã e não houve acordo. Em setembro, um modelo de tênis com o escudo do São Paulo foi comercializado pela Adidas em algumas lojas físicas da cidade paulistana e irritou a diretoria do clube. O produto tinha sido vetado no início deste ano pela cúpula são-paulina porque o símbolo não seguia os padrões oficiais - as letras estavam distorcidas, maiores do que deveriam.
A Adidas está em sua terceira passagem como fornecedora oficial do São Paulo. O atual contrato foi assinado em 2018, substituindo a Under Armour, e se encerra em dezembro de 2023.
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