Topo

Palmeiras

Abel Ferreira acertou ao usar reservas no clássico? Blogueiros respondem

Abel Ferreira seguiu firme em suas convicções, priorizou a Libertadores e viu Palmeiras perder clássico - Marcello Zambrana/AGIF
Abel Ferreira seguiu firme em suas convicções, priorizou a Libertadores e viu Palmeiras perder clássico Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

18/11/2021 09h42

O Palmeiras jogou mal e perdeu do São Paulo por 2 a 0 na noite de ontem (17), no Allianz Parque, após o técnico Abel Ferreira optar por escalar o time reserva no clássico. O objetivo era poupar para a final da Copa Libertadores, é claro, mas nem todo o mundo concordou com a decisão do treinador.

"Me pagam para tomar decisões difíceis. Era mais fácil jogar contra o São Paulo com o melhor elenco? Vocês estão malucos! Eu sei o que estou fazendo. Vamos seguir o nosso plano, aconteça o que acontecer."

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante entrevista coletiva ontem

Abaixo, o UOL Esporte lista as opiniões de seus blogueiros sobre a escolha.

André Rocha: "Entre Abel Ferreira e Renato Gaúcho, seus erros e acertos, só um terá 100% de razão na noite do dia 27 de novembro. E jogará o peso do tamanho de um continente nas costas do outro. Porque é assim que funciona."

Danilo Lavieri: "Será que o planejamento não poderia ter misturado o racional de descansar os atletas com o emocional de um clássico? O Palmeiras poderia poupar no fim de semana passado contra o Fluminense e entrar contra o São Paulo com a força máxima? Mas e se os titulares também perdessem do rival? As respostas certas só virão depois dos 90 minutos na final em Montevidéu."

Juca Kfouri: "Abel Ferreira resolveu usar um time alternativo para enfrentar o São Paulo e ajudou muito a vida do rival desesperado. Depois, para evitar uma catástrofe, usou Raphael Veiga, Scarpa e Rony. Difícil entender: se era para poupar, porque botar tantos titulares com o jogo já perdido?"

Julio Gomes: "Abel é extremamente racional. Ele planejou, traçou e é isso. Mas o futebol não é só razão. O futebol é emoção, o sentimento do torcedor e da própria instituição não podem ser olimpicamente ignorados. Não era impossível fazer pequenos ajustes ao planejamento, usar alguns titulares desde o início ou pelo menos a partir do intervalo, visto o desempenho risível do primeiro tempo. Se o Palmeiras ganhar a Libertadores, fica tudo certo. E se não ganhar?"

Milton Neves: "Nós já vimos técnicos poupando atletas em jogos pouco importantes, mas o que Abel Ferreira fez no Allianz Parque foi o cúmulo! Diante do maior público palmeirense em tempos, meteu os reservas contra o desesperado São Paulo de Rogério Ceni! Inacreditável e inaceitável! Em uma tacada só, Abel conseguiu ressuscitar o São Paulo e afundar o Palmeiras, que agora se vê em queda-livre na preparação para a final do dia 27. Genial!"

Palmeiras