Topo

Péssima sequência fora de casa afasta Flu de vaga direta à Libertadores

Vitor Mendes comemora gol do Juventude contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro - Luiz Erbes/AGIF
Vitor Mendes comemora gol do Juventude contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Luiz Erbes/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/11/2021 04h00

A derrota por 1 a 0 diante do Juventude na noite de ontem (17), no Alfredo Jaconi, foi a quarta consecutiva do Fluminense atuando longe de seus domínios no Brasileirão. Nos últimos seis jogos fora do Maracanã, o Tricolor carioca teve um aproveitamento de só 16%. A sequência ruim tem sido definitiva para o time de Marcão, hoje em oitavo lugar com 45 pontos, permanecer distante da disputa por vaga direta na próxima Libertadores.

Desde o empate por 2 a 2 contra o Cuiabá, em 20 de setembro, o Flu acumulou cinco derrotas —para Corinthians, Santos, Grêmio, Ceará e Juventude, todas sem balançar as redes— e um triunfo, diante do Athletico-PR, pelo placar mínimo. Nas seis partidas, foram seis gols sofridos e um marcado.

Sob o mesmo recorte, se levada em consideração a trajetória dos adversários diretos na briga por vaga na competição continental, os tropeços custaram à equipe carioca pontos que poderiam colocá-la mais perto do G4.

Isso porque o Corinthians, atual quinto colocado, perdeu três jogos e empatou três nos últimos seis fora de casa. O Fortaleza, em sexto, acumulou três derrotas e três triunfos.

O Internacional, na sétima posição e apenas dois pontos à frente do Fluminense, tem uma sequência recente como visitante tão ruim quanto a do Tricolor das Laranjeiras: são cinco derrotas e um empate.

No Maracanã, Flu vive boa fase

Se longe do Rio de Janeiro o Fluminense tem sofrido para somar pontos no Brasileirão, é pelo desempenho em casa que o time ainda se mantém entre os oito primeiros colocados da competição.

O time tricolor soma seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos últimos nove jogos que fez no Maracanã. Entre os resultados positivos estão triunfos contra times do topo da tabela, como Palmeiras, Flamengo e Red Bull Bragantino.

Com dois gols de Yago Felipe, Flu bateu o Palmeiras de virada na 32ª rodada - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Com dois gols de Yago Felipe, Flu bateu o Palmeiras de virada na 32ª rodada
Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Após a derrota para o Juventude, o técnico Marcão destacou a importância de atuar ao lado dos torcedores, e disse contar com eles para o próximo confronto, diante do América-MG.

"Contamos com a presença e a companhia dos nossos torcedores. O diferencial vai ser nosso torcedor. Eles vão fazer a diferença em casa, em um jogo muito importante contra o América, e tenho certeza que o torcedor vai fazer a diferença com a gente", afirmou o comandante.

Se considerada toda a competição, o Flu possui um aproveitamento de 60% dos pontos disputados como mandante - 29 pontos de 48 -, que contrastam com as estatísticas como visitante. Até agora, o time aproveitou do 31% dos pontos fora de casa - ou 16 de 51.

Ao longo da Série A, os rivais diretos do clube das Laranjeiras na tabela se saíram melhor como visitantes, apesar das recentes sequências ruins: o Corinthians conseguiu 22 pontos de 51 disputados, enquanto o Fortaleza garantiu 21 e o Inter, 18.

O próximo compromisso do Flu será em casa, no Maracanã, às 17h (horário de Brasília) de domingo (21), diante do Coelho. Os dois times têm 45 pontos, e precisam da vitória para seguir na luta pela classificação à Libertadores.