Topo

Luizão rebate ex-árbitro que acusou Santos de entregar jogo

Luizão, ex-atacante com passagens por Guarani, Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo - Pedro Ivo Almeida/UOL
Luizão, ex-atacante com passagens por Guarani, Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/11/2021 10h51

Depois de ver o ex-árbitro - e hoje deputado federal pelo Patriota-PR - Evandro Rogério Román alegou que os jogadores do Santos de formarem um "conluio" para derrubar o treinador Nelsinho Baptista em 2005, quando o time foi derrotado pelo Corinthians por 7 a 1 no Pacaembu, Luizão, ex-atacante que atuou pelo time da Vila Belmiro naquele dia rebateu a acusação.

O ex-jogador, pentacampeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, gravou um vídeo, publicado em seu canal no YouTube, o "Bem Posicionados", negando as acusações e dizendo que faltou caráter e bom senso ao ex-árbitro. Luizão afirmou, ainda, que Evandro Rogério Román deveria parar o jogo ou fazer alguma menção sobre o suposto conluio na súmula da partida.

"Eu estou aqui para responder esse ex-árbitro, hoje deputado federal do estado do Paraná, onde eu ganhei meu primeiro título como profissional. Ele acusou a gente [ex-jogadores do Santos] de ter entregado um jogo [para o Corinthians] no dia 6 de novembro de 2005. Como pode acusar a gente de entregar o jogo?", iniciou Luizão.

"Que falta de caráter, que falta de senso, de ser humano. Ele não cita o nome do jogador, mas diz que alguém estava manipulando todo mundo. Ele, como árbitro, por que não colocou na súmula isso? Por que não parou o jogo? Será que ele lembra que a gente tomou um gol no primeiro minuto de jogo?", continuou.

Luizão defendeu que não houve nenhuma tentativa de derrubar o então treinador do time e argumentou que foi apenas uma jornada infeliz do Santos, que tomou um gol logo no primeiro minuto, combinada a uma grande partida do Corinthians, que tinha Tevez e Nilmar, como recordou o ex-atacante.

"A gente lembra porque foi uma derrota dolorida. Deu tudo errado naquele dia. Só a gente sabe o que sofreu. O Rogério foi expulso no segundo tempo e pegamos o Corinthians de Tevez e Nilmar em uma tarde incrível. Poxa! Não faça isso com a gente, não. O Nelsinho Baptista deveria falar sobre isso. É horrível, machucou muita gente depois de tanto tempo"

Citando cinco jogadores que defenderam a seleção brasileira e que estavam no Santos na ocasião, Luizão pediu mais respeito ao deputado federal, cobrando uma nova resposta.

"Aquele time, vou falar jogadores de mais expressão: Kléber, lateral esquerdo; Giovanni, Ricardinho [meias]; eu [Luizão, atacante]; Paulo César, lateral direito. Cinco jogadores que representaram a seleção brasileira e dois campeões do mundo", declarou Luizão.

"O senhor tem que respeitar mais a gente. E abre o jogo, se você está falando. Você está acusando a gente de um plenário, sendo que atuou 25 anos como árbitro. Respeita minha história e de todos os outros. Infelizmente, a gente estava em uma tarde em que tudo deu errado. E no mesmo ano, eu ganhei de 5 a 1 do Corinthians, com o São Paulo - uma tarde que deu tudo certo para o São Paulo e tudo errado para o Corinthians. Respeita! Quero ouvir sua resposta", finalizou.