Topo

Luxemburgo cobra pagamento do transfer ban: "sem pagar, não tem mercado"

Vanderlei Luxemburgo quer solução rápida para o Cruzeiro voltar a contratar - GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Vanderlei Luxemburgo quer solução rápida para o Cruzeiro voltar a contratar Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Belo Horizonte

19/11/2021 00h25

Por determinação da Fifa, o Cruzeiro está impedido de registrar novos contratos. Enquanto não se livrar do transfer ban, aplicado por causa das dívidas com Defensor-URU e Mazatlán-MEX, pelas compras de Arrascaeta e Riascos, respectivamente, a Raposa não pode deixar os reforços em condições de jogo. Depois do empate com o Sampaio Corrêa, em 1 a 1, o técnico Vanderlei Luxemburgo praticamente não falou da partida. O treinador destacou a importância em ficar livre do transfer ban o mais rápido possível.

"Para projetar o ano que vem, a primeira coisa, a mais importante, a melhor contratação que pode acontecer é o Cruzeiro entender que o mercado é ágil. O macarrão se come quente, se esfriar fica ruim. Se o transfer ban chegar em janeiro ou final de dezembro, os melhores jogadores já estarão contratados e você fica atrasado fica devendo".

Somando as dívidas com os clubes do Uruguai e do México, o Cruzeiro tem de pagar mais de R$ 13 milhões para se livrar da punição da Fifa. Luxemburgo pede um esforço da diretoria para que a situação seja resolvida o mais rápido possível.

"É correr atrás, é buscar recursos, para que os empresários vejam o Cruzeiro como um bom lugar para os jogadores. Como fazer contrato com alguém e poder inscrever só em janeiro? Isso eu já falei em reunião com o Sérgio (presidente do Cruzeiro). É zerar essa coisa do transfer ban, para a gente ficar livre no mercado. O resto já está tudo feito, o Sérgio já sabe o que tem de ser feito. Na minha cabeça de gestor de futebol, o transfer ban o quanto mais rápido pagar, mais vamos ter agilidade no mercado", cobrou Luxemburgo.

O treinador do Cruzeiro voltou a dizer que tem o interesse de seguir na Toca da Raposa, mas que ainda não tem nada acertado. Pelas palavras de Vanderlei Luxemburgo, a sequência do trabalho dele está condicionada com a possibilidade de reforçar ou não o elenco para 2022.

"Na semana que vem acaba a Série B. Logo depois vai terminar a Série A, e todo mundo já está se movimentando em busca de reforços. Sem pagar, não tem mercado para o Cruzeiro", completou Luxa.