Como Arboleda superou polêmicas e caiu nas graças da torcida do São Paulo
A novela envolvendo a renovação de contrato de Robert Arboleda com o São Paulo tem preocupado os torcedores, mas o blog do Perrone noticia aqui no UOL que hoje o clube já vê uma negociação avançada, com valores próximos. Depois de uma recusa inicial em setembro, o empresário do zagueiro vem ao país até o fim do mês para discutir um novo acordo com o time do Morumbi.
Vestindo a camisa do São Paulo desde 2017, Arboleda está em um momento de graça total com a torcida. Titular absoluto da defesa ao lado de Miranda, o equatoriano conseguiu reverter a imagem de jogador problema. Ele foi flagrado duas vezes em baladas proibidas durante os momentos mais críticos da pandemia. Na segunda vez, em maio deste ano, o zagueiro foi multado pelo São Paulo.
Os episódios levaram o zagueiro a buscar uma mudança de postura. O estafe do jogador, então, traçou um plano para trabalhar sua imagem, constantemente relacionada à vida noturna intensa. No primeiro momento, Arboleda diminuiu a exposição em entrevistas e redes sociais para esperar a poeira baixar. Na sequência, ele passou a dar entrevistas pontuais falando abertamente sobre as questões. O entorno do jogador diz que o trabalho de reconstrução ainda continua, ajudado pela ótima fase dele em campo.
O zagueiro equatoriano é visto dentro do departamento de futebol do São Paulo como um jogador exemplar dentro de campo. Um caso que mostra isso aconteceu na última quarta-feira (17). Um dia depois de estar com a seleção do Equador no Chile, Arboleda foi titular do Tricolor no clássico contra o Palmeiras, decisivo na luta contra o rebaixamento. A vitória por 2 a 0 trouxe alívio e aumentou a lua de mel do zagueiro com a torcida.
As únicas preocupações com Arboleda sempre foram com o que acontecia quando ele não estava sob os cuidados do clube, principalmente nas viagens ao Equador para servir à seleção. Foi em seu país de origem que ele viveu o momento de maior atrito com a torcida do São Paulo.
Em 2019, ele foi fotografado com uma camisa do Palmeiras. O jogador passou a ser muito criticado e chegou a se desculpar, afirmando que havia feito uma aposta com um amigo de infância. Em abril passado, em entrevista ao "Esporte Espetacular", Arboleda falou sobre aquele período.
"O pior momento desde que cheguei foi (a foto com) a camisa do Palmeiras. Me marcou muito com os são-paulinos. Estou muito arrependido por isso. Foi uma aposta, que nunca achei que seria tão ruim. Uma aposta, uma brincadeira entre amigos do meu bairro. Não tem nada a ver com o sentimento e a paixão que sinto pelo São Paulo. Nada muda", disse.
A crise com a camisa palmeirense nunca mais voltou a ser tema. Já a fama de baladeiro tem sido levada na brincadeira pela torcida. Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Inter no mês passado, Baby, presidente da Independente, maior organizada são-paulina, comentou uma foto de Arboleda "liberando" o jogador para a balada. O equatoriano respondeu com um "tem certeza?" e depois chamando o líder da torcida de "presidente".
Pouco tempo depois no mesmo dia, Arboleda postou uma foto sorrido deitado em uma cama: "A cara de quem está liberado". Em outra oportunidade, ele compartilhou com risadas nos Stories uma charge do cartunista Milton Trajano com diversos apelidos dele. Entre eles, "Arbalada".
O clima de paz entre jogador e torcida será importante para a luta contra o rebaixamento. Mesmo com a vitória sobre o Palmeiras, o São Paulo ainda se preocupa com a queda. A equipe está na 14ª colocação com 41 pontos, cinco a mais que o Bahia, primeiro time na zona da degola.
O próximo compromisso do São Paulo será na quarta-feira (24), no Morumbi, contra o Athletico. Três dias depois, a equipe comandada por Rogério Ceni receberá o Sport, mais uma vez em casa. Uma sequência vitoriosa fará com que a única preocupação da torcida passe ser a continuidade ou não de Arboleda para 2022. O contrato do zagueiro termina em junho do próximo ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.