Topo

Não é só Aguero. Outros jogadores pararam de jogar por problemas cardíacos

Sergio Aguero sentiu dores fortes no peito durante a partida entre Barcelona e Alavés - ALBERT GEA/REUTERS
Sergio Aguero sentiu dores fortes no peito durante a partida entre Barcelona e Alavés Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/11/2021 04h00

O atacante do Barcelona Kun Aguero vai se aposentar do futebol aos 33 anos em função de problemas cardíacos. De acordo com o jornalista espanhol Gerard Romero, o argentino anunciará a decisão em coletiva de imprensa na semana que vem.

Aguero sentiu uma arritmia em jogo contra o Alavés no fim do mês passado e deixou o gramado com dores no peito. Inicialmente, o Barça informou que o atleta ficaria três meses afastado, mas novos exames mostraram que o problema era mais grave.

Caso se confirme a aposentadoria de Aguero, não será a primeira vez que um jogador de futebol pendura precocemente as chuteiras ou interrompe a carreira para tratar enfermidades no coração. Confira outros casos abaixo.

Eriksen

Eriksen - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Na Eurocopa deste ano, Christian Eriksen teve um mal súbito e precisou receber massagem cardíaca em campo. Após o susto, o jogador da Inter de Milão passou por cirurgia e implantou um desfibrilador no coração. Como não é permitido atuar nessas condições na Itália, Eriksen deve sair da Inter de Milão na próxima janela de transferências para retornar ao futebol.

Casillas

Casillas - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Ex-goleiro do Real Madrid, Iker Casillas sofreu um infarto em 2019, quando já defendia o Porto. Ele precisou passar por um cateterismo cardíaco e logo após a recuperação anunciou a aposentadoria. Vale lembrar que Casillas foi o capitão da Espanha no único título mundial da seleção, conquistado na África do Sul em 2010.

Washington "Coração Valente"

Washington - Jonas Oliveira/Folhapress - Jonas Oliveira/Folhapress
Imagem: Jonas Oliveira/Folhapress

Diagnosticado com artérias obstruídas, Washington foi submetido em 2002 a dois procedimentos cardíacos: um cateterismo e uma angioplastia. Dois anos depois, ele fez 34 gols pelo Athetico-PR e foi o artilheiro do Brasileirão. Devido a sua história de superação, ganhou o apelido de "Coração Valente" e ainda atuou por outros clubes brasileiros, como o Fluminense.

Everton Costa

Éverton Costa - Julio Cesar Guimarães/UOL - Julio Cesar Guimarães/UOL
Imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Com passagem por grandes clubes como Vasco e Santos, o atacante Everton Costa encerrou precocemente a carreira, aos 28 anos, após sofrer uma arritmia cardíaca quando atuava pelo cruz-maltino, em 2014. Diagnosticado com a "doença de chagas", ele passou por cirurgia e colocou um desfibrilador no coração. Até tentou voltar a jogar, mas se aposentou apenas nove meses depois.

Doni

Doni - Shaun Botterill/Getty Images - Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

O ex-goleiro Doni pendurou as luvas aos 33 anos, em 2013. No ano anterior, quando defendia o Liverpool, ele sofreu uma parada cardíaca e seu coração chegou a parar de bater por 25 segundos. Com passagem pela seleção brasileira e grandes clubes como Corinthians, Santos e Cruzeiro, ele foi diagnosticado com arritmia cardíaca.

Muamba

Muamba - Matthew Lewis/Getty Images - Matthew Lewis/Getty Images
Imagem: Matthew Lewis/Getty Images

Em 2012, quando atuava pelo Bolton numa partida contra o Tottenham, Fabrice Muamba sofreu um ataque cardíaco e ficou com o coração sem bater por 78 minutos, numa história "milagrosa" que correu o mundo. Ele passou por duas cirurgias e se aposentou meses depois.