Topo

Renato elogia primeiro tempo do Fla, mas dá bronca em VAR por pênalti

Renato Gaúcho no banco de reservas do Flamengo no duelo contra o Internacional - Pedro H. Tesch/AGIF
Renato Gaúcho no banco de reservas do Flamengo no duelo contra o Internacional Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Colaboração para o UOL, de São Paulo

21/11/2021 00h36

Renato Gaúcho fez um balanço do primeiro compromisso rubro-negro em Porto Alegre. Após vencer o Inter por 2 a 1, o treinador exaltou o primeiro tempo do jogo, em que o Flamengo abriu os dois gols de vantagem, mas criticou a atuação do VAR no lance que poderia resultar em pênalti em Everton Ribeiro.

Renato diz que é "chover no molhado" criticar o VAR e que, apesar desse lance, até gostou da atuação do árbitro Savio Pereira Sampaio: "A pergunta que eu faço para os especialistas é por que o VAR não chamou o árbitro? Falo isso há dois, três anos: Quem apita o jogo é o VAR, infelizmente. Não é possível que com todas as imagens ele não viu que foi pênalti no Everton".

"O Flamengo hoje não está disputando o título justamente pelos erros de arbitragem que a gente teve, claríssimos", reforçou o treinador.

Sobre o jogo, Renato negou que a partida tenha sido um "último ensaio" para a decisão da Libertadores no próximo sábado (27), mas foi elogioso ao desempenho do time, principalmente nos 45 minutos iniciais.

"Desde o início o Flamengo buscou a vitória, criou as melhores oportunidades, soube valorizar a posse de bola. Criamos, podíamos ter decidido o jogo no primeiro tempo ainda, tivemos chances claras de gols, além dos dois que fizemos, e infelizmente tomamos um gol no fim do primeiro tempo, isso fez com que o adversário crescesse", disse Renato.

Sobre a queda de rendimento no segundo tempo, ele atribui tanto à intensidade da etapa inicial quanto ao pensamento na final daqui sete dias: "sabíamos das dificuldades que encontraríamos aqui, mas o mais importante foi que conseguimos mais uma vitória fora de casa e contra um grande adversário. E é normal um pouco de queda do rendimento no segundo tempo, porque, querendo ou não, é difícil tirar da cabeça dos jogadores a final do próximo dia 27".

Por fim, Renato Gaúcho comentou sobre a despedida feita pelos torcedores no Rio de Janeiro ontem (19). A torcida fez o tradicional "Aerofla" com tanta antecedência porque o time terá dois compromissos em Porto Alegre antes de viajar a Montevidéu. Na terça-feira (23), o Flamengo enfrenta o Grêmio.

"Nós ficamos bastante contentes, algumas pessoas pensaram diferentes, em termos da festa que a torcida fez para gente, falando em selvageria. Não vi nada disso, a torcida do flamengo é essa. Da nossa parte, pelo menos da minha e do grupo, nós estamos dando os parabéns porque eles passaram uma energia muito grande. Algumas partes do percurso foram até engraçadas em certo ponto, muita gente achou o contrario, foi bastante engraçado, e foi essa energia que a gente precisava".