Qatar conclui obra no estádio da final da Copa inspirado em lanterna árabe
Classificação e Jogos
A organização da Copa do Mundo do Qatar anunciou hoje (21) que concluiu as obras do estádio Lusail, na cidade de mesmo nome a 15 km de Doha. A arena, com capacidade para 80 mil pessoas e arquitetura inspirada no "fanar", um tipo de lanterna árabe, sediará a grande final da competição, no dia 18 de dezembro de 2022.
O Lusail, assim como outros sete estádios do próximo Mundial, foi construído do zero, em um país sem grande tradição de futebol. A única exceção é o estádio Khalifa, que já existia e foi reformado.
De acordo com a organização, a arquitetura do Lusail, assinada pelo escritório britânico Foster + Partners, "se inspira na interação de luz e sombra que criam uma lanterna 'fanar'. Seu formato e sua fachada são uma representação de motivos decorativos de embarcações, tigelas e peças de arte da região árabe e do mundo islâmico."
Na cerimônia que marcou a data de um ano até a abertura da Copa, a Fifa inaugurou um grande relógio que fará a contagem regressiva.
"O mundo vai descobrir um país e toda uma região", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Qatar, região do Golfo, Oriente Médio, mundo árabe. Um lugar onde as pessoas se encontram e se reúnem. É disso que se trata o futebol, é disso que se trata esta parte do mundo e sua cultura, e o mundo vai perceber isso."
A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de novembro de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.