Renato e Mancini já ficaram presos no aeroporto e viralizaram durante papo
Grêmio e Flamengo, enfim, vão se enfrentar pela... segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Sim, você leu direito. Hoje (23.nov), em Porto Alegre, os dois clubes tratam de colocar a agenda em dia no meio de uma maratona e vivendo realidades bem diferentes daquela presumível para um início de campeonato. O reencontro de Renato Gaúcho com o time que ele comandou até abril ocorre às vésperas da final da Copa Libertadores, o mesmo torneio do qual ele foi eliminado, pelo Tricolor gaúcho, antes mesmo da fase de grupos.
Não é o primeiro reencontro, é verdade. Pela Copa do Brasil, Renato saiu da Arena triunfante por 4 a 0, lembremos. Mas o jogo pelo Brasileirão agora tem sua peculiariedade: é o primeiro dele contra Vagner Mancini vestindo azul, branco e preto. Dois treinadores que já viralizaram em meio a um encontro mais casual —no saguão de um aeroporto, no caso.
Em 6.jun de 2017, Renato e Mancini olhavam para o mesmo lugar. Naquela tarde, os dois treinadores aguardavam notícias sobre como as delegações de Chapecoense e Grêmio chegariam a Chapecó para disputar a partida válida pela quinta rodada do Brasileirão.
Vagner Mancini, então treinador da Chape, havia desembarcado em Porto Alegre por acaso. O voo do time catarinense saiu de Belo Horizonte, após partida com o Cruzeiro, e não conseguiu pousar em Chapecó. A viagem foi deslocada para Caxias do Sul, mas também não houve autorização. Restou jogar o avião rumo à capital.
Tanto em Santa Catarina como na Serra Gaúcha, o motivo para as pistas fechadas era o mesmo: mau tempo. A chuva torrencial segurou o Grêmio em Porto Alegre, na porta do avião. Com a delegação parada à espera de notícias, o clube gaúcho pediu adiamento do confronto e foi atendido pela CBF.
Entre idas e vindas nos bastidores, Renato e Mancini conversaram. O papo animado foi registrado pelo Twitter da Chapecoense, que postou a imagem. Os internautas fizeram o resto. O registro viralizou por reunir dois treinadores em um cenário totalmente incomum.
Depois da conversa, Mancini e Renato pegaram caminhos diferentes. A delegação da Chapecoense saiu do aeroporto, almoçou por volta das 16h30 em uma churrascaria de Porto Alegre e seguiu de ônibus até Chapecó.
O Grêmio dispensou os jogadores, ali, no saguão do aeroporto, mesmo sem ter a confirmação oficial do adiamento do jogo. O elenco se reuniu no dia seguinte, para treino e viagem de ônibus até Santa Catarina.
"Foi uma viagem interminável", lembra um integrante da delegação gremista.
Em campo, o Grêmio venceu por 6 a 3 - com três gols de Everton Cebolinha. O resultado fez o time gaúcho assumir o segundo lugar, atrás do Corinthians, e a Chape saiu do G4.
Quatro anos depois, Renato e Mancini se reencontram em Porto Alegre. Na véspera, os dois dividiram as instalações do Grêmio. O Flamengo treinou no CT Presidente Luiz Carvalho e o Grêmio na Arena. O novo encontro já começou, mas sem saguão de aeroporto.
Em Porto Alegre, sem casualidade alguma, Grêmio entra em campo sonhando com algo inédito no Brasileirão de 2021: a terceira vitória seguida. O Fla joga com os olhos voltados para o sábado (27), no Uruguai, quando enfrenta o Palmeiras, na final da Libertadores.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X FLAMENGO
Data e hora: 23/11/2021 (terça-feira), às 21h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Premiere
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira
GRÊMIO: Gabriel Grando; Rafinha, Geromel, Kannemann e Cortez; Lucas Silva, Thiago Santos, Jhonata Robert, Campaz, Ferreira e Diego Souza
Técnico: Vagner Mancini
FLAMENGO: Hugo,Matheuzinho, Leo Pereira, Bruno Viana e Renê (Ramon); João Gomes, Thiago Maia, Diego; Vitinho, Kenedy e Vitor Gabriel
Técnico: Renato Gaúcho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.