Conmebol tira gol fora de casa como critério de desempate em mata-mata
A Conmebol anunciou hoje (26) o fim do gol fora de casa como critério de desempate nas fases de mata-mata das competições que organiza. A medida já valerá para os regulamentos dos torneios a partir de 2022 e abrange a Libertadores e a Sul-Americana.
"A Conmebol elimina o "gol de visitante". A partir de agora, todos os gols de torneios da Conmebol terão o mesmo valor, já não se considerará como um critério de desempate os gols convertidos na condição de visitante. Com isso, aponta-se para uma maior justiça desportiva", escreveu Alejandro Domínguez, presidente da entidade.
Em junho, o blog do Marcel Rizzo já mostrava que o assunto entraria em pauta. A mudança no critério de desempate das competições sul-americanas acompanha a tendência ao redor do mundo. No Brasil, a CBF já tinha retirado esse modelo da Copa do Brasil. A Uefa recentemente também foi mais uma a realizar esse movimento.
O critério de desempate não afeta a final da Libertadores e da Sul-Americana porque o vencedor é definido em partida única, mas mexe com o caminho nas fases anteriores. Com a alteração, uma possibilidade é de aumento do número de confrontos decididos nos pênaltis. Por outro lado, os times mandantes podem jogar de forma mais aberta nas partidas de ida, sem ter a preocupação de sofrer um gol que condicione a eliminatória, pensando no jogo de volta.
Ao fim de 2018, o fim do gol fora de casa como critério de desempate — algo que entrou no regulamento a partir de 2005 — chegou a ser discutido na Conmebol, mas o texto foi mantido sem alteração naquele momento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.