Fifa vai testar tecnologia que detecta impedimento na hora na Copa Árabe
A Fifa vai testar na próxima Copa Árabe, que começa em 30 de novembro no Qatar, uma nova tecnologia que detecta automaticamente situações de impedimento e envia em menos de um segundo uma resposta ao VAR. A informação foi publicada pelo jornal britânico The Times.
Será um teste para que o sistema seja utilizado na Copa do Mundo de 2022, que também será disputada no Qatar, no final do ano que vem. A Copa Árabe reúne 16 seleções do Oriente Médio e norte da África.
A tecnologia manda instantaneamente uma confirmação para o VAR quando um jogador está em posição de impedimento, e então cabe à equipe de arbitragem determinar se há infração (se o jogador tocou na bola ou interferiu de alguma outra forma com a jogada).
O sistema funciona com 12 câmeras posicionadas em volta do campo, com uma inteligência artificial que detecta o momento do passe e a posição de cada jogador com base em 29 pontos diferentes do corpo de cada atleta.
A tecnologia usada pela Fifa será da empresa Hawk-Eye, a mesma que fornece o software da atual linha de impedimento do VAR. Segundo o The Times, autoridades da arbitragem na Inglaterra esperam usar o sistema também na Premier League a partir da temporada 2023/24.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.